A Mineradora Kinross, através do Programa Integrar deram início a um projeto piloto muito especial chamado Integrar Jovem. A iniciativa acontece com 24 estudantes da escola pública Maria Trindade, localizada na comunidade da Lagoa, em Paracatu.
Os garotos e garotas de 13 à 16 anos foram escolhidos em processo seletivo que visou identificar os jovens mais entusiastas em transformar a realidade. O Integrar Jovem tem como proposta primordial discutir com a juventude o seu protagonismo social e a sua capacidade de escolha como cidadão. O programa acredita que o estímulo à cidadania nessa fase da vida, oportuniza caminhos futuros mais saudáveis, rotas alternativas à criminalidade, às drogas e à ociosidade.
O primeiro encontro foi um sucesso e o tema protagonismo juvenil foi um dos pontos de destaque. Os jovens conversaram sobre pertencimento, vocação e cidadania. A interação e o comprometimento dos jovens em buscar imprimir sua identidade por meio de uma discussão transparente e enriquecedora ficou evidente já no primeiro encontro do Integrar Jovem.
“O objetivo desse trabalho piloto é promover discussões que empoderem a nossa juventude, que os apoie a fazer novas leituras de nossa realidade, em que eles são os principais agentes de mudanças. Sob essa perspectiva, acreditamos que quando os jovens têm a oportunidade de refletir e discutir o papel de cada um na sociedade, eles passam a se enxergar como protagonistas de suas vidas e de sua comunidade”, conta Flaviane Soares, Analista de Relacionamento com a Comunidade.
O calendário de atividades do projeto piloto do Integrar Jovem em 2016 contempla mais 11 interações e uma viagem à Brasília. A iniciativa faz parte do Programa Integrar Eixo Cultura, que, desenvolvido pela Kinross desde 2011, busca levar oportunidades de vivência cultural para os moradores do bairro onde as instituições de ensino estão inseridas.
Fonte: Paulo Henrique Romariz
Speyside Corporate Relations