Interpretação de textos e resolução de problemas são competências essenciais para o desenvolvimento das crianças no Ensino Fundamental e para melhoria do seu desempenho na Prova Brasil. Esses dois assuntos foram os temas das oficinas em Língua Portuguesa e Matemática oferecidas pela Kinross aos professores e estagiários do Programa Integrar, no dia 20 de maio.
No total, mais de 80 educadores participaram dos encontros conduzidos por especialistas convidados. Na oportunidade, eles debateram ferramentas, materiais e sugestões de práticas a serem aplicadas no cotidiano das salas de aula, no intuito de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
A iniciativa faz parte do Programa Integrar, que, desenvolvido pela Kinross desde 2011, busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e fortalecer a atuação dos educadores de Paracatu (MG), assim como ampliar o conhecimento das famílias sobre temáticas relevantes ao universo escolar.
A professora de matemática dos ensinos médio e fundamental, Ana Beatriz Oliveira, participou do workshop e contou que os assuntos abordados irão enriquecer a maneira de trabalhar nas escolas de Paracatu. “Valeu muito a pena. Sempre busquei inserir métodos mais didáticos de ensino como jogos e aprendi novas formas de fazer com que a matemática chegue aos meus alunos. Com certeza, vou aplicar muito do que a oficina passou em sala de aula”, contou a professora.
As oficinas foram:
Oficina de Matemática: ministrada pela especialista em educação matemática, Andréa Padeti, abordou o uso de atividades lúdico-pedagógicas no processo de aprendizagem, apresentando as possibilidades de jogos como recurso incentivador na aprendizagem da Matemática.
Oficina de Língua Portuguesa: teve como tema central o trabalho com gêneros discursivos em atividades de interpretação de textos, com foco em abordagens reflexivas. Apresentada pela mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Débora Moura.
Por Paulo Henrique Romariz
Speyside Corporate Relations