JK é o Bairro com maior incidência de Dengue em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Paracatu hoje, tem cerca de 2.700 casos confirmados, segundo dados oficiais e ocupa a nona posição entre as cidades mineiras que sofrem com a forte incidência de dengue na população. Os altos números chamaram a atenção do governo do estado, que já enviou à cidade uma força-tarefa a fim de ajudar no combate ao mosquito transmissor. No entanto, apesar dos esforços reunidos, os números de casos confirmados seguem crescendo, em ritmo menos acelerado que nos meses anteriores, mas ainda atingindo muitas pessoas.

Entre os bairros que preocupam mais as autoridades, estão: Bela Vista, com 157 casos, o Centro com 276 casos, Vila Mariana com 135 casos, Nossa Sra de Fatima com 238 casos, o Paracatuzinho com um crescimento muito grande do número de casos, com 249 confirmados e principalmente o Bairro JK, com 302 casos confirmados
O Trabalho em todo o estado

Gestores de saúde de cerca de 130 municípios que apresentam números elevados de casos de dengue se reuniram, nesta quinta-feira (6 de maio), com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, na Secretaria de Estado de Saúde, para discutir estratégias de controle da doença. Durante o encontro, foi ressaltada importância de dar continuidade às ações de combate à dengue também no período em que o número de casos diminui.

“Precisamos tratar as questões relacionadas à dengue de forma obsessiva, mesmo nos períodos em que a curva endêmica entra em declínio, como costuma ocorrer na época do inverno. A obtenção de resultados eficazes depende da constância de nossas ações”, destacou o secretário.

O número de registros de dengue em 2010 já é superior ao total de casos em 2009. Até o mês de abril deste ano, Minas teve 137.688 casos, enquanto, no ano passado, foram 81.989 registros. Além disso, devido à circulação de três tipos de vírus, os casos ocorridos têm sido de maior gravidade.

“A taxa de letalidade está em ascensão justamente porque a forma grave da doença está ocorrendo com mais frequência. Isso torna a necessidade de conter os vetores de transmissão ainda mais urgente, o que só será possível se mantivermos nossas ações”, afirmou o secretário.

Situação atual

Do total de casos notificados até o momento, 68 já foram confirmados como sendo dengue hemorrágica. Desse número, 12 são óbitos confirmados, sendo: 2 óbitos por FHD confirmados em Carangola, 1 em Arcos, 1 em Frei Inocêncio, 1 em Belo Horizonte, 1 em Paraopeba, 1 em Vespasiano, 1 em Dores do Indaiá, 1 em Pirapetinga, 1 em Ponte Nova, 1 em Cana Verde e 1 em Nova Lima.

Existem outros 38 óbitos em investigação para dengue hemorrágica. Também foram notificados 189 casos de dengue por complicações (DCC), com 13 mortes.

Ações de combate

A SES lançou, no dia 24 de março, uma força tarefa para o combate à doença. Trata-se de um esforço do Estado no sentido de apoiar os municípios com alto grau de infestação pelo mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue. Por meio dela, o Estado empresta equipamentos, fornece insumos e desloca agentes de combate à doença para os municípios. Divinópolis, Luz, Iguatama, Nova Serrana, Formiga, Martinho Campos, Santo Antônio do Monte, Carangola, Manhuaçu, Curvelo, Buenópolis, Pompéu, Paraopeba, Paracatu, Unaí, Matozinhos, itabirito, Caeté, Pirapetinga e Recreio já receberam a força tarefa.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button