Na manhã de ontem (03) a Polícia Militar realizou o lançamento da 10ª Edição do Projeto Guarda Mirim de Paracatu através da aula inaugural que aconteceu na Igreja Senhor Bom Jesus e contou com a participação dos alunos selecionados e seus familiares.
A aula inaugural foi proferida pelo 1° Sgt Menezes que ressaltou que é necessário acreditar nos jovens de nossa sociedade, pois eles serão o futuro da nossa nação e ainda que é preciso “embraçarmos” (segurar com os braços) para que o mal não vença.
O palestrante ainda exemplificou casos de sucesso de personalidades conhecidas que conseguiram vencer na vida apesar das dificuldades. Para este sucesso, porém, é necessário disciplina + persistência. “Faça o seu melhor em tudo que você fizer. Melhor filho, melhor namorado, melhor aluno, melhor amigo, melhor aluno. Um dia irão reconhecer seu valor. É melhor ser lembrado pelo bom exemplo do que ser lembrado pelo mal exemplo. Os homens passam, os exemplos ficam”, disse o sargento.
Durante aproximadamente dez meses de aula os alunos, com idade entre 12 a 16 anos, do 6º ao 1º ano, terão noções básicas de Segurança Pública, Policiamento Comunitário, Drogas (prevenção, repressão e tratamento), Primeiros Socorros, Saúde e Higiene, Direitos Humanos, Hierarquia e Disciplina, Função Constitucional da Polícia Militar de Minas Gerais, Legislação Ambiental e de Trânsito, entre outras disciplinas.
O projeto está direcionado para a consecução da tão almejada paz social, uma vez que além de seu viés solidário tem caráter preventivo a curto e longo prazo.
Além dos alunos que farão parte desta nova etapa do Projeto, estiveram presentes na aula o Comandante da 16° RPM, Cel Braga, o Comandante e subcomandante do 45° BPM, Ten Cel Reinaldo e Major Vitor, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Renato Zenóbio, a Secretária de Ação Social, Ana Amélia Medeiros, o Presidente da Câmara de Vereadores, Vereador João Archanjo e a Presidente da Associação Guarda Mirim, Lucilene.
O comandante da 16ª Região da Polícia Militar, Cel Braga, disse acreditar muito no trabalho de prevenção desenvolvido pela instituição e que não é possível mensurar a magnitude de projetos sociais como este, porque não tem como saber o valor da vida. Ele ainda agradeceu a presença dos familiares dos alunos e disse que a participação dos pais é muito importante para a continuidade dos jovens no Projeto. “Volto a ressaltar que Paracatu é prioridade neste comando porque a cidade precisa. Felizmente já conseguimos diminuir 38% dos índices de criminalidade, mas ainda falta muito a fazer”, finalizou o Coronel.
Nossa equipe deseja boa sorte aos alunos e que saibam aproveitar cada conhecimento compartilhado através dos instrutores e que no futuro se tornem adultos conscientes de sua responsabilidade social principalmente no que tange à prevenção da criminalidade.
Por Lorranne Marques
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.