Polícia Militar inicia “Operação Saturação” com objetivo de reduzir a criminalidade em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Iniciou ontem (09) a Operação Saturação desencadeada pela 16ª Região de Polícia Militar, responsável pelo policiamento do Noroeste Mineiro. A operação contará com apoio da Polícia Civil, efetivo da administração do 45º Batalhão de Polícia Militar e também com militares da cidade de Unaí e outras regiões, além da presença e apoio do helicóptero da PM da cidade de Uberlândia que dará suporte aéreo para a operação.
O comandante da 16ª Região de Polícia Militar, Coronel Braga, ressaltou que a operação foi planejada de forma a ocupar os pontos críticos de Paracatu, que são os locais com maior incidência criminal, através de ações de caráter preventivo e operações com repressão qualificada.
Os pontos críticos da cidade foram levantados através de dois instrumentos: o primeiro é a analise dos índices criminais extraída do banco de dados da PM e o segundo é o clamor público. Os dois instrumentos darão amparo para a Polícia Militar lançar de forma efetiva, objetiva e eficiente todos os recursos humanos e logísticos disponíveis.
Cerca de 60 policiais militares, oriundos da administração dos quartéis, estarão nas ruas todos os dias da operação e ainda policiais que estão em horário de folga estão sendo solicitados para suplementar o policiamento já existente. “É um esforço conjunto, um esforço enorme de todos os policias da 16ª Região que estão conscientes da necessidade de restabelecer um clima de tranquilidade na cidade”, ressaltou o Coronel.
Serão realizadas batidas policiais, blitz, cumprimento de mandados de busca e apreensão e busca e prisão em locais estratégicos na cidade e ainda o cerco da Polícia Militar Rodoviária Estadual nas adjacentes da cidade, entradas e saídas, de forma a vistoriar veículos que possam entrar com armas de fogo ou drogas.  
“A operação não tem dia para acabar. E é importante que a população trabalhe conosco, nos oriente e nos ajude. A PM trabalha construindo seu planejamento junto com a comunidade. A gestão de segurança pública se faz de forma solidária e não solitária. Daí a importância da comunidade nos ajudar, identificar alvos, seja através do Disque Denúncia (181), do 190 ou através da participação no Conselho Municipal de Segurança Pública. É importante que todos se envolvam e vale frisar que segurança é dever do Estado mas acima de tudo responsabilidade de todos”.
A Polícia Civil está atuando em conjunto com a Polícia Militar e seu papel é importante para nos auxiliar no estabelecimento de alvos, no cumprimento de mandados de busca de apreensão e prisões e principalmente no desfecho das ocorrências. “A Polícia Militar, por determinação legal, passa a ocorrência em determinado momento para a Polícia Civil prosseguir nas investigações e o trabalho integrado das duas polícias com certeza trará bons frutos para a cidade”, finalizou o comandante da 16ª Região, Coronel Braga.
Em entrevista realizada no final de fevereiro para o portal Paracatu.net o Coronel Braga afirmou que Paracatu seria prioridade em seu comando devido os altos índice de criminalidade e já começa a demonstrar ações efetivas para que se estabeleça uma melhor qualidade do policiamento e uma reconstrução da sensação de segurança e tranquilidade da ordem em Paracatu.
 
Confira alguns resultados parciais das primeiras horas de operação:
Durante cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão na RUA COLINA, 181, BAIRRO JK, os policiais militares encontraram 37,6 gramas de maconha prensada, uma vasilha com resíduos da mesma substância, um rádio amador marca MOTOROLA, um telefone celular marca SONY de cor preta, 02 (dois) chips de telefone celular, touca ninja cor preta, um par de luvas, plásticos para embalagem de drogas, uma lâmina e uma carcaça de celular. No local estavam dois homens de 19 e 23 anos e três mulheres, sendo uma maior de idade, de 21 anos e duas adolescentes de 17 e 15 anos de idade. Todos foram presos/apreendidas e conduzidos à Delegacia de Polícia juntamente com o material.
Outro mandado de Busca e Apreensão ocorreu na RUA MATIAS MUNDIM no bairro Santa Lucia, onde foi apreendido um rolo de plástico filme, um tablete de substância semelhante à maconha, um cigarro também de substância semelhante à maconha e ainda uma balança de precisão. Diante disso, o proprietário do local, homem de 31 anos de idade, foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia para providências.
No início da noite de ontem a Polícia Militar recuperou o veículo FIAT/STRADA WORKING, COR BRANCA, PLACA OPT-6098/PATOS DE MINAS/MG, que havia sido roubado a tarde na rua São José no bairro Paracatuzinho. A vítima foi rendida e os autores levaram o veículo e dentro dele estava uma carteira de bolso com documentos pessoais, cartões de crédito e a quantia de cerca de R$ 6.000 em dinheiro. O carro foi encontrado na Rua Everardo Santana Veve também no bairro Paracatuzinho e o dinheiro foi encontrado embaixo do banco. O carro foi removido ao pátio.
 

Por Lorranne Marques
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button