Novo comandante da PM do Noroeste de Minas visita Paracatu e apresenta proposta de trabalho para região

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A 16ª Região de Polícia Militar (RPM), área que abrange todo o Noroeste mineiro e com sede em Unaí, está sob novo comando, do Coronel PM Braga. O novo comandante esteve em Paracatu no último dia 25 para um primeiro contato com sua tropa, apresentação pessoal e apresentação das propostas de trabalho junto aos militares, à Polícia Civil, ao poder judiciário e também junto ao poder público municipal, através da Prefeitura.
“Paracatu será durante toda a minha gestão prioridade nas ações de comando, pela importância que tem no contexto no Noroeste Mineiro e pelos problemas na área de segurança que atualmente enfrentamos”, disse o Coronel.
Nascido em Belo Horizonte, Rodrigo Salvador Zupo Braga, 43 anos de idade, casado e pai de quatro filhos é descendente de uma família quase toda miliciana, neto de sargento e filho de Coronel de Polícia Ex-Comandante Geral da PMMG, que lutou ao final dos anos 80 pelos maiores ideais da Corporação: José Braga Junior e Helenice Zupo (mãe). O novo comandante é Bacharel em Direito, Pós- Graduado, Curso de Especialização em Segurança Pública na Fundação João Pinheiro em 2007 e Curso de Altos Estudos na Academia de Polícia Militar do Distrito Federal-PMDF em 2013.    
O Coronel Braga afirmou durante entrevista ao nosso portal que pretende implementar uma gestão de segurança pública integrada e participativa para solucionar os problemas locais e buscará recursos necessários para garantir a implementação de medidas de segurança preventiva e repressivas, quando exigido, para tornar o Noroeste uma das melhores regiões para se viver.
 
Confira a entrevista:
Paracatu.net: Quais os planos do senhor para a cidade de Paracatu?
“Paracatu será prioridade em minha gestão e trabalharemos de forma incansável e permanente para elaborarmos estratégias que possam reforçar o policiamento na cidade de Paracatu de forma concreta, visível e efetiva, objetivando proteger a vida e a dignidade humana, garantir o cumprimento da lei, reduzir a incidência criminal e suas consequências.
Para tanto, já no mês de março, daremos início a Operação Saturação em Paracatu, com emprego suplementar de policiais militares oriundos de Unaí e Belo Horizonte, havendo várias ações de cunho preventivo e repressivo, visando restabelecer a ordem pública e a paz social”.
 
Paracatu.net: Quais as metas para diminuir os altos índices de criminalidade na nossa cidade?
“Temos metas ousadas, contando com uma Tropa motivada, abnegada e profissional, além de um planejamento especial e exclusivo para a cidade de Paracatu. A intervenção será realizada de forma sistêmica e inteligente com ênfase no geoprocessamento do crime e análise permanente dos índices, de forma a produzir resultados práticos como a redução dos crimes violentos e o aumento da sensação de segurança.
Associado aos fatores elencados teremos como prioridade a integração e a gestão harmônica e compartilhada com os demais órgãos do Sistema de Defesa Social, além da sociedade civil organizada que em muito pode colaborar e ajudar na gestão da segurança pública”.
 
Paracatu.net: Quais as principais dificuldades enfrentadas atualmente e como o senhor pretende encará-las?
“Sabemos que os desafios e obstáculos são inúmeros, mas não faltará deste Comando disposição, energia, motivação e entusiasmo, para que de uma forma coletiva e participativa, busquemos o devido encaminhamento e solução para os problemas surgidos.
Buscaremos parcerias com setor público e privado para suprir eventuais necessidades no setor logístico e humano em Paracatu, além de procurarmos estabelecer medidas criativas e inteligentes para superar as dificuldades”.
 
Paracatu.net: Sabemos que o governo de minas anunciou um corte de bilhões no seu orçamento. Como isso pode impactar na segurança pública e no caso específico de Paracatu?
“Acreditamos que não haverá prejuízo na qualidade e efetividade dos serviços prestados pela Polícia Militar em Paracatu.
O Corte no orçamento é uma readequação do Estado ao cenário atual que vivenciamos, o que não exime a nossa atuação incisiva e dinâmica com vistas a buscar excelentes resultados para a comunidade, trabalhando com intervenções inteligentes visando superar desafios que exigem alto nível de expertise”.
 
O Portal Paracatu.Net deseja boas vindas ao Coronel Braga e que toda essa motivação demonstrada se reverta em bons resultados para segurança pública do Noroeste Mineiro, em especial da nossa Paracatu, que tanto clama por dias melhores com mais paz e tranquilidade social.
 

Por Lorranne Marques
Foto: Polícia Militar

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button