Governador entrega 134 veículos para área de saúde de Municípios Mineiros. Paracatu fica de fora.

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta sexta-feira (19/02) em Ubá, no Território Mata, 134 veículos para a saúde, entre os quais 18 ambulâncias.  O investimento, feito com recursos do Tesouro Estadual, chega a R$ 5,8 milhões. Foram beneficiadas 87 prefeituras e dez entidades não-governamentais de 92 municípios dos Territórios de Desenvolvimento Caparaó, Central, Mata e Vertentes.
Pimentel ressaltou a importância dos veículos para melhorar o atendimento da população, especialmente nos casos de urgência. “Para uma cidade pequena, um carro faz uma enorme diferença porque, se não tiver o carro para fazer um exame ou uma consulta, o prefeito vai acabar levando no carro dele. O veículo é muito importante para as prefeituras do interior”, afirmou.
A entrega faz parte do Programa de Doação de Veículos para atenção à saúde dos municípios do Estado de Minas Gerais. O objetivo é ajudar as prefeituras e entidades não governamentais a manter o atendimento de saúde à população de referência. Os automóveis também podem ser usados para transportar servidores e profissionais de saúde que realizam atividades estratégias que proporcionem a melhoria na qualidade da assistência à saúde da população mineira.
Lembrando a situação financeira vivida pelo país, o governador destacou o esforço dos gestores públicos. “Admiro muito o esforço de cada prefeito, vereador, secretário, que se esforçam no seu dia a dia para cumprir aquilo que o povo deseja. E, às vezes, infelizmente outras instâncias da esfera pública criam mais problemas do que resolvem. E nós não podemos parar para reclamar. Temos de trabalhar”, ressaltou.
O governador lembrou ainda que a atual administração herdou “um déficit monumental das gestões passadas”. “E este ano a situação se agravou, porque com a recessão econômica a arrecadação caiu. Apesar de tudo isso, continuamos com o mesmo propósito. Governo não é para reclamar. É para resolver problemas. Se não tem dinheiro, então vamos dividir o que tem com os municípios para poder trabalhar melhor”, afirmou.
Fernando Pimentel citou algumas das ações do Estado voltadas para a área da saúde, entre elas a licitação para aquisição de 300 novas ambulâncias equipadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Nossa meta é renovar a frota de todos os Samus de Minas Gerais e mais, equipar os novos Samus que nós vamos criar em parceria com os municípios no Estado inteiro”, disse.
O governador aproveitou para pedir a compreensão dos servidores mineiros.  “Temos que equipar nossa Polícia Militar, nossa estrutura de saúde, reformar as escolas e dar condições dignas de trabalho para os professores. Tudo isso é nossa obrigação e nós vamos fazer. Claro, contando com a compreensão e com a ajuda do funcionalismo público, que também tem que dar, nesse momento, a sua parcela de compreensão, porque a situação é difícil para todo mundo. Mas nós vamos superar as dificuldades”, finalizou.
Além das prefeituras, também receberam veículos durante o evento as organizações não governamentais Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Além Paraíba), Hospital de Cataguases, Associação Beneficente São Camilo (Conselheiro Lafaiete), Hospital Cassiano Campolina (Entre Rios de Minas), Hospital Doutor Armando Xavier Vieira (Guarani), Centro Ação Social Sr. Joaninho, Confederação de Irmãos Beneficentes Evangélicos (Juiz de Fora), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Liberdade), Instituição de Longa Permanência para Idosos Lar São Vicente de Paulo (Lima Duarte) e Associação Beneficente São João Batista (Visconde do Rio Branco).
 
Combate ao Aedes aegypti
O governador Fernando Pimentel fez um apelo à população para que participe da mobilização de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus. “Estamos mobilizando tudo o que nós podemos. A União e os municípios também estão fazendo. Temos que lembrar que o mosquito é um inimigo que vive dentro de casa, e aí, cada cidadão e cada cidadã terá de ser soldado nessa guerra. O mosquito não vai nos vencer”, encerrou.
Também participaram da cerimônia secretários de Estado, prefeitos, representantes de entidades beneficiadas, deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças políticas da região. Abaixo os municípios contemplados.

 Municípios contemplados

Além Paraíba**

Entre Rios de Minas*

Reduto

Alto Rio Doce

Estrela Dalva

Rio Doce

Amparo do Serra

Faria Lemos

Rio Espera

Aracitaba

Guaraciaba

Rio Novo

Arantina

Guarani*

Rio Pomba

Argirita

Guidoval

Ritápolis

Barão de Monte Alto

Guiricema

Rochedo de Minas

Barbacena

Ibertioga

Santa Bárbara do Monte Verde

Barroso

Itaverava

Santa Bárbara do Tugúrio

Belmiro Braga

Jeceaba

Santa Cruz de Minas

Bias Fortes

Juiz de Fora**

Santa Cruz do Escalvado

Bicas
Lagoa Dourada

Santana de Cataguases

Bom Jardim de Minas

Leopoldina

Santana do Deserto

Cajuri

Liberdade**

Santana do Manhuaçu

Caranaíba

Lima Duarte*

Santo Antônio do Aventureiro

Carandaí

Manhuaçu

Santos Dumont

Carangola

Mutum

São Geraldo

Cataguases**

Nazareno

São João Nepomuceno

Catas Altas da Noruega

Oliveira Fortes

São José do Mantimento

Chácara

Ouro Branco

São Miguel do Anta

Cipotânea

Palma

São Tiago

Conceição da Barra de Minas

Paula Cândido

Senhora dos Remédios

Conceição de Ipanema

Pedra Bonita

Taparuba

Congonhas

Pedra do Anta

Teixeiras

Conselheiro Lafaiete*

Piau

Tocantins

Cristiano Otoni

Piedade de Ponte Nova

Ubá

Divino

Piranga

Vermelho Novo

Dom Silvério

Ponte Nova

Viçosa

Dona Eusébia

Prados

Vieiras

Dores de Campos

Presidente Bernardes

Visconde do Rio Branco*

Durandé

Recreio

 

Fonte/Fotos: SEGOV MG

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button