O Vereador Professor Glewton de Sá (PROS), apresentou durante tribuna na última reunião da Câmara, um projeto de lei que visa a criação de um banco de leite materno no Município de Paracatu.
O Banco de Leite Materno, é um lugar de apoio e incentivo ao aleitamento materno e além de auxiliar as mães a amamentarem, realiza a coleta, o armazenamento e processamento do leite coletado. Qualquer mulher que esteja amamentando e que precisa ajuda neste processo ou que deseja doar seu excedente de leite, pode procurar o banco.
“-O objetivo da criação do Banco de leite materno é incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, diminuindo os índices de mortalidade infantil, garantindo a saúde aos bebês e a longo prazo até mesmo a melhoria da qualidade de vida de toda a população.” Explicou o Professor.
Eloisa Cunha (PMDB), parabenizou o colegar parlamentar e reconheceu a importância do projeto em Paracatu. “-Só não é sensível a esta causa, quem não tem filho, um irmão e quem não tem família porque nós sabemos a importância de um banco de leite em nossa cidade.” Afirmou a Vereadora.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento exclusivo, sem complementar com nenhum alimento ou líquido, até o 6° mês de vida. Deve-se continuar amamentando até os dois anos ou mais, iniciando a introdução gradual de outros alimentos após o 6° mês.
O leite materno contém todos os nutrientes necessários, inclusive água, para o bebê ser saudável nos primeiros anos de vida. É rico em anticorpos, o que previne uma série de doenças, principalmente respiratórias e digestivas. Evita alergias, doenças crônicas e estimula o desenvolvimento mental do bebê.