O vereador Glewton de Sá, do PROS, apresentou na sessão ordinária de hoje (30) um projeto de Lei que visa recuperar as nascentes de Paracatu e as vegetações em torno delas. O vereador em sua fala reforçou que o programa de conservação ambiental dessas nascentes tem como objetivo uma melhor qualidade de vida para nós, para nossos familiares e descendentes.
“Estive na região do jambeiro e já secaram duas nascentes, e outra está quase seca, porque não chove. A crise hídrica é uma realidade por toda parte, é preciso uma consciência cada vez maior por parte de nós cidadãos que estamos sentindo na pela a falta d’água. Nós do legislativo temos que fazer nossa parte e com esse projeto de Lei o município será obrigado a preservar e manter essas nascentes.” Afirmou o vereador
Entre os presentes foi unânime a opinião de que o mau uso da água tem trazido consequências danosas. Muita coisa deve ser revista, desde a concessão “indiscriminada” de outorgas, reaproveitamento da água em atividades como na mineração, maior esforço dos poderes locais e uma fiscalização mais efetiva foram algumas das questões levantadas na reunião.
Alguns vereadores fizeram questão de reforçar que já apresentaram requerimentos e nem respostas obtiveram do executivo, a indignação foi tanta que o vereador Marlon Gouveia chegou a dizer que parece que Paracatu não tem secretaria de meio ambiente.
Não há duvida que o assunto deve sim ser difundido e debatido nas famílias, levado para as escolas e demais segmentos da sociedade, pois só criando uma consciência ambiental responsável é que podemos enfrentar essa dificuldade, já que a falta d’água não é uma preocupação apenas de Paracatu e sim do planeta.
O projeto agora segue o rito de votação no plenário, mas já nasce como uma grande promessa de aliar responsabilidade e ações de preservação do nosso bem mais precioso, que é a água potável.