A Cooperfruta (Cooperativa dos Fruticultores da Agricultores Familiar do Noroeste de Minas Gerais) realiza nesta semana dois eventos em Paracatu para apresentar seus produtos para potenciais clientes do município. Na última terça-feira, dia 24 de novembro, os cooperados receberam potenciais clientes da região, além do poder público municipal e demais partes interessadas, na Associação Comercial e Empresarial (ACE), para o lançamento da marca “Polpa de Frutas Colonial”. Já no dia 28 de novembro, próximo sábado, as polpas de fruta da Cooperativa serão oferecidas para degustação da comunidade, na praça da Prefeitura, próximo a feira livre dos agricultores familiares, às 8h. Com recursos captados por meio do ReDes, programa realizado pelo Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Cooperfruta conta com apoio da Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia e Prefeitura Municipal de Paracatu.
Inaugurada em outubro de 2014, a fábrica de polpa de frutas da Cooperativa comercializa seus produtos para instituições públicas da região, como escolas e creches. Com a qualificação da linha de produção, capacitações e novos cooperados, a instituição ampliará sua atuação em Paracatu. “Sempre foi nosso objetivo aumentar nosso mercado, atingindo também o varejo. Implementamos um Programa de Boas Práticas e de Alimentos Seguros, além de conseguir estabilizar nossa produção, o que foi determinante para nossa evolução”, declara Alonso Brandão, coordenador da Cooperfruta.
A Instituição dobrou o número de cooperados e conta hoje com 53 agricultores familiares, dando subsídio para o aumento da produção. A Cooperativa fabrica, atualmente, sete tipos de polpas de frutas – maracujá, acerola, goiaba, caju, manga, tamarindo e abacaxi. “Nosso diferencial é que as nossas lavouras estão dentro do sistema agroecológico, evidenciando o sabor e a qualidade das frutas. Portanto, não utilizamos nenhum tipo de agrotóxico, aditivos ou conservantes”, explica Alonso. Outro fator que destaca a Cooperfruta de seus concorrentes é sua produção: toda realizada por agricultores familiares. “Acabamos criando oportunidade de aumento de renda para os nossos produtores”, completa.
Para Ione Oliveira Neiva, diretora da escola municipal Antônio Ribeiro, uma das clientes da Cooperfruta. Os produtos da Cooperativa contribuem para a alimentação saudável de 400 estudantes, entre 7 e 11 anos, atendidos pela escola. “Além de ser uma polpa de muita qualidade, ficamos satisfeitos em contribuir para a comunidade rural de Paracatu”, afirma.
De acordo com Victor Silva, gerente da Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais, o apoio à Cooperfruta reforça o compromisso da empresa com o fomento à cadeia produtiva de Paracatu e a valorização do trabalho do agricultor familiar da região. “Nos orgulhamos em participar de perto da qualificação da Cooperfruta e sua abertura para o mercado de Paracatu. Desejamos que a instituição continue crescendo e contribuindo para o aumento da renda de seus cooperados”, ressalta.
“É gratificante ver a evolução da Cooperfruta e confiamos no potencial de negócio da iniciativa, que gera bons resultados para a agricultura familiar e para os municípios do entorno”, afirma o gerente geral de Produtos Primários da Votorantim Siderurgia, Francisco de Assis Eustáquio de Almeida.
Com informações de Gustavo Monteiro – Ideia Com Empresarial.