Documentário sobre ex-prefeito Diogão será lançado em breve

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Está sendo produzido em Brasília (DF) o documentário Casa Diogo, que conta a trajetória de vida do ex-prefeito de Paracatu, Diogo Soares Rodrigues, o Diogão, falecido no último dia 15 de julho. O vídeo deverá ter aproximadamente 20 minutos de duração e é dirigido pelo jornalista e documentarista paracatuense Sandro Neiva e sua produtora Pervitin Filmes.

De acordo com o diretor, o filme tem como base uma longa entrevista com o ex-prefeito realizada em janeiro de 2008, na loja Casa Diogo. “A entrevista seria para fazer parte de outro documentário que realizei àquela época chamado Ouro de Sangue. Entretanto, somente um pequeno trecho foi utilizado e o restante do material permaneceu guardado como arquivo desde então. Quando recebi a triste notícia da morte do Diogo, resolvi desengavetar esse material. Ao revê-lo, fiquei emocionado com a força daquelas palavras, que em muito revelam a história de minha cidade. A voz de um homem absolutamente lúcido, aos 82 anos, atento e sensível às questões culturais e sociais de seu município. Enfim, um homem que realmente amava Paracatu e seu povo. Percebi que aquilo merecia ser compartilhado”.

Sandro Neiva também fala de sua própria relação com a loja que deu nome ao seu documentário: “A Casa Diogo foi fundada em 1948 e o Diogo a manteve em atividade por mais de 60 anos consecutivos. Hoje estabelecimentos comerciais com aquela variedade memorável de produtos quase já não são mais encontrados.  Na minha coleção de discos, ainda guardo com carinho alguns clássicos do rock como Led Zeppelin e Deep Purple, comprados na Casa Diogo no começo da década de 1980, quando era adolescente. O acervo de rock dele era fantástico”, relembra o documentarista.

Certamente o viés político, que retrata Diogo Soares Rodrigues como prefeito de Paracatu por duas vezes, será mostrado no documentário, mas a ênfase maior será seu lado empreendedor, de homem pioneiro no comércio. “Tudo isso misturado a fotos raras e imagens históricas que irão emocionar muita gente”, promete o diretor.

“Penso que o Diogão pertence àquela seletíssima gama de políticos ímpares, honestos e praticamente em extinção, que realmente se preocupavam com o bem-estar da população, em detrimento de interesses pessoais”, diz Sandro Neiva.

O documentário Casa Diogo deverá ser lançado em breve na Casa de Cultura de Paracatu.
 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button