A Escola Multi Tech Cursos e Treinamentos, iniciou nesta semana uma iniciativa pioneira na região. Incluiu em sua grade curricular, aulas de prevenção ao consumo de álcool e drogas, com a participação não só dos alunos, mas também dos pais e responsáveis.
Durante os alunos receberam informações sobre as consequências do uso de drogas e os males que estas causam à vida social e profissional. A iniciativa foi bastante elogiada pelos pais e bem aceita pelos alunos.
Para a Professora Sirleny Rodrigues, o projeto vêm de encontro às necessidades dos pais que andam cada vez mais preocupados com o problema e também com os alunos que convivem diariamente com a realidade de uso de drogas lícitas e ilícitas, já estão conscientes das consequências desse mau, inclusive na vida profissional.
“-Queremos conscientizar, mas também mostrar ao aluno a preocupação com o seu futuro profissional. O uso de álcool e outras drogas pelos funcionários custa as empresas tempo de trabalho, produtividade, indenizações aos trabalhadores, absenteísmo por causa das faltas e redução nos lucros. Algumas estatísticas recentes mostram que o Brasil está entre os cinco países com maior número de acidentes no trabalho com quase 500 mil por ano e os dados indicam que 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas que estão ou estiveram sob influência de álcool e outras drogas, que se machucam a si mesmas e a outros.” Explicou Sirleny.
O Diretor Escolar da Escola Multi Tech, Maxuel Santos, destaca que o objetivo da implantação de disciplina de Prevenção ao uso de álcool e drogas é formar um cidadão de bem, não apenas na formação profissional, mas também na formação pessoal.
“-Além dos problemas de ordem física, mental e moral que as drogas em geral causam a um profissional, existe também a repercussão deste conjunto de acontecimentos na vida da empresa. Hoje 7,3% do Produto interno bruto nacional é perdido por causa do uso de álcool e outras drogas. E quando o jovem se envolve com drogas não é só a família que perde, não é só o pai ou a mãe que se perde, a escola também perde um aluno e a possibilidade de formar um cidadão de bem.” Afirmou Maxuel Santos.
Nos últimos 20 anos, pesquisas mostram um aumento crescente no uso principalmente do álcool entre adolescentes de 12 a 16 anos de idade. Foi estimado que indivíduos que iniciam o consumo de álcool antes dos 16 anos de idade possuem risco 1,6 vezes maior de desenvolver dependência alcoólica e a progressão para as drogas.
Em crianças submetidas a situações de estresse elevado, o início da ingestão de álcool é mais precoce e o risco de consumo frequente pode ser maior. Entre as crianças em situações de rua ou aquelas que crescem sem o acompanhamento de um pai ou de uma mãe: constatou-se que 33% entre 9 a 11 anos de idade e 77% dos jovens de 15 a 18 anos de idade consumiram bebida alcoólica e sem limites, evoluíram para as drogas ilícitas.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.