Você é daqueles que volta e meia reclama do seu celular? Você tem vontade de jogar contra a parede quando ele trava? Da velocidade da internet, nem se fala né?
O fato é que nem sempre você tá reclamando da “coisa” certa. Não adianta ter ferramentas sensacionais se o sistema travar e demorar a executá-las. Quando o celular começa a engasgar, você precisa tomar algumas providências para ajudar a melhorar o desempenho.
Vou enumerar algumas dicas para quem quer deixar o celular mais ágil. Todas elas podem ser feitas com facilidade e não exigem muito conhecimento técnico do usuário.
Em primeiríssimo lugar, desative animações e gadgets.
A utilização de muitos recursos animados e gadgets pode comprometer o desempenho do seu telefone. Apesar de, às vezes, deixarem o sistema mais simpático e "bonitinho", as opções exigem muito do processador, por isso, se o seu telefone anda dando sinais de cansaço, é ideal que o usuário desative esse tipo de função se quiser aumentar a velocidade do aparelho, da internet etc.
Em segundo lugar e na mesma linha da dica anterior: Apague os aplicativos inúteis
Muitos usuários cultivam uma série de aplicativos inúteis. Aqueles que você instala, usa uma vez e depois deixa lá ocupando espaço. A dica é desinstalar todos os programas que não são usados. Os aplicativos consomem espaço da memória interna dos smartphones, que quando está cheia pode comprometer a agilidade do sistema. Vale a pena fazer uma bela de uma limpeza quando o celular apresentar lentidão.
Outra dica importante: instale um antivírus
Sim! Assim como os computadores, os smartphones também está sendo vítimas (em especial quem utiliza o sistema Android). As chances de ser contaminado por vírus ou malwares são bem menores quando a navegação é feita de forma segura. Caso o usuário seja infectado, a produtividade do dispositivo despenca e o sistema fica muito lento.
Sempre que possível, use os serviços de nuvem e use o cartão de memória.
Para deixar a memória interna mais folgada, o usuário pode optar por recursos de armazenamento em nuvem. Quem usa o sistema Android salva arquivos facilmente no Google Drive. Os adeptos do iOS usam por padrão o iCloud. Também é possível optar por Dropbox e OneDrive (nesse caso, bem útil no Windows Phone). Assim, os conteúdos salvos na nuvem podem se apagados do aparelho e liberam espaço.
O cartão de memória também pode melhorar bastante o desempenho de um smartphone. Muitos modelos contam com uma entrada microSD, assim, o usuário pode salvar arquivos diretamente no cartão. O processo libera espaço na memória interna do aparelho, deixando o sistema mais leve e veloz.
E por falar em otimizar, instale um otimizador.
Já existem aplicativos que ajudam a remover arquivos inúteis que acabam ficando salvos na memória do celular. Ao fazer a limpeza e organizar o aparelho, a navegação, automaticamente fica mais rápida e prática. A memória também ganha espaço e eficiência.
E pra finalizar, um vilão que, provavelmente você que está ouvindo, utilizar… o What’s App, ou simplesmente o Salvamento automático de figuras, áudios e vídeos do WhatsApp
O WhatsApp pode ser um grande vilão na hora de encher a memória dos celulares, mas isso só acontece quando você deixa salvamento automático de arquivos ativado. Desta forma, todas as fotos, vídeos e áudios recebidos ficam salvos na memória do telefone. Desativar essa opção é primordial para quem quer deixar a memória interna livre e só salvar o que realmente importa.
Agora, se de todo jeito, seu aparelho continua lento… O jeito é formatar, restaurar e deixar o aparelho com o sistema do jeito que estava quando foi tirado da caixa. Vale lembrar que a formatação irá deletar todos os aplicativos, configurações e arquivos salvos no celular.
Salve tudo que for importante em algum lugar antes de tomar essa decisão extrema.