Vereador Glewton quer instituir “Dia De Molay”

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Com intuito de valorizar e reconhecer o belo trabalho desenvolvido pelos membros da Ordem DeMolay, o vereador Glewton de Sá (PMDB), aprovou requerimento na Reunião Ordinária do Legislativo Municipal de 19 de março, instituindo o “Dia do DeMolay”, a ser comemorado, anualmente, em 18 de março.

Segundo o vereador, a proposta de criar o projeto de Lei no. 023/2010 se deu em virtude de em fevereiro de 1919, nove jovens com aproximadamente 16 (dezesseis) anos de idade se reuniram em um templo maçônico no Estado de Missouri, nos Estados Unidos da America, e começaram o incrível trabalho da Ordem DeMolay que forma milhões de jovens líderes, pelo mundo todo, baseando-se nas virtudes do amor filial, reverência pelas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patrionismo.

A semente para todo esse trabalho foi plantada quando Frank Shermann Land empregou em seu escritório o jovem Louis Lower, filho do 1º Vigilante da Loja Maçônica “Ivanhoe”, Elmer E. Lower que morrera um ano antes; assim estaria ajudando financeiramente sua família. Desde e então nasceu uma grande amizade entre o dois, Louis passou a se chamar Frank de “Dad Land” (Dad é um expressão da língua inglesa coloquial, carinhosamente utilizada como referência à figura do pai natural inglês alguém que o represente) por ver nele um exemplo de um homem que o seu verdadeiro pai havia lhe dado; em troca recebeu apelido de “Louie”. No primeiro encontro, nove rapazes discutiram o nome que esta nova organização deveria ter. Frank S. Land falou então sobre muitos nomes famosos da historia mundial, contudo, nenhum os sensibilizou. Clyde Stream sugeriu por estarem reunidos no templo Maçônico, que escolhessem algo a respeito de figuras históricas ligadas á Maçonaria. Land começou a falar, dentre outros, JACQUES DeMOLAY. Eles ouviram a historia do ultimoGrão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros templários que, ao ser queimado vivo em 18 de março de 1314, se tornou um mártir e exemplo de heroísmo, lealdade, coragem, fidelidade e tolerância. Os 09 (nove ) rapazes decidiram, unanimemente, dar o nome de “CONSELHO DeMOLAY”.

A Ordem DeMOLAY apresenta dois aspectos fundamentais e de grande importância na sociedade contemporânea: a luta pela manutenção das Escolas Publicas – base essencial para qualquer desenvolvimento posterior, e a promessa da construção de um novo mundo com o melhor preparo de nossa juventude, que um dia assumirá o comando e todas as atividades. Com o patrocínio Maçônico, a Ordem De-MOLAY vem conseguindo muito sucesso e visibilidade, até porque, não existe nenhuma família, nenhuma comunidade e nenhuma autoridade que não seja profundamente interessada e esperançosa em ver objetivos tão importantes para a sociedade, se tornarem realidade em benefício da juventude brasileira.

A Ordem DeMOLAY em Paracatu – MG iniciou seus trabalhos no dia 21 de março de 1987, com a fundação do Capitulo Paracatu da ordem DeMOLAY nº 55. Pelo esforço e dedicação desses jovens da Ordem DeMOLAY em prol da sociedade brasileira e incentivo ao engajamento político e social da juventude, é salutar a homenagem feita através da comemoração ora proposta. O dia 18 de março é uma data de falecimento de Jacques DeMOLAY, ultimo Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, queimado vivo no pelourinho de uma pequena ilha do Rio Sena, na França, em defesa de seus princípios, valores e preferiu morrer queimado a trair a confiança de seus companheiros.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button