A cidade de Paracatu teve o privilégio de presenciar o 1º Encontro de Bandas, realizado através de parceria do poder público, Vereador Juscelino Carteiro e Banda Lira Paracatuense neste último domingo em vários pontos da cidade.
Um grande público acompanhou o desempenho dos quase 200 músicos à tarde na Praça Firmina Santana, que esbanjaram sintonia, ritmo e beleza musical nas evoluções que começaram ainda na parte da manhã nos bairros.
Outro momento marcante e especial no encontro foi à homenagem que o Ex Presidente da Banda Lira, e também Músico, o Vereador Juscelino Carteiro prestou ao homenagear os Ex Presidentes e Maestros que fizeram história na Sociedade Banda Lira Paracatuense.
Antes deste ponto alto, a cidade inteira respirou e transpirou música. Na praça do Santana, por exemplo, a Banda Musical de Vazante, composta de 35 músicos muito jovens com idades entre 12 e 26 anos, encantou os moradores da região com um repertório que variou entre The Beatles, Gonzagão e Frank Sinatra.
A banda de Vazante existe a mais de uma década e faz parte de um projeto público chamado “Cabeça feita de música”, que incentiva a participação de crianças e adolescentes no mundo das notas musicais através de uma escolinha gratuita com bolsa e ajuda de custo para os alunos. O jovem Maestro Eduardo conversou com nossa reportagem e contou que a sua história de vida é ligada à música. "-Eu comecei no projeto a mais de 10 anos e hoje não vejo outra forma de viver se não for ligado de alguma forma à música."
Já na praça Firmina Santana, direto de Araguari, o Maestro Ivan, formado em música pela Universidade Federal de Uberlândia e com uma vida inteira dedicada à música trouxe a qualidade e uma das apresentações que mais emocionaram o público. "-A música tem essa característica de atrair as crianças, pois trabalho o cognitivo e o forte da banda é formar novos músicos também com o propósito de formar pessoas novas para um mundo novo." Explicou o Maestro Ivan que ao final do encontro foi o maestro que regeu quase 200 músicos.
Comprovando o sucesso desses projetos e também que o jovem quando tem oportunidade se interessa pela música e pela arte, o Trombonista Wesley, que começou criança, hoje conta a sua história até chegar a monitor da banda. "-Desde muito cedo eu comecei por incentivo da minha mãe e hoje em dia eu busco trazer cada vez mais pessoas pra dentro desse projeto que é apaixonando." Afirmou o jovem Vazantino.
O idealizador do evento, Vereador Juscelino Carteiro, se disse muito satisfeito e realizado com os resultados e também fez uma avaliação muito positiva do 1º Encontro de Bandas em Paracatu. "-Coração explodindo de alegria em ver o fruto de tanto trabalho ser degustado com tanto prazer pela população. Espero que consigamos fazer mais a cada ano." Disse Carteiro.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.