O Vereador Professor Glewton de Sá (PROS), durante sua tribuna na Câmara, cobrou que o governo municipal coloque em prática um Projeto de Lei de sua autoria, que prevê o desconto e até isenção de alguns de impostos, para as Faculdades Particulares que disponibilizassem vagas a estudantes escolhidos através de critérios pré estabelecidos, como a renda da família, histórico escolar entre outros.
Esses estudantes, após formados atuariam no serviço público durante um tempo pré determinado, quitando assim o financiamento dos seus estudos.
O parlamentar lembrou que o PL foi sancionado em 2009, mas até hoje não foi executado pelo governo, disse ainda que a comunidade perde com isso.
-“Na área da saúde, nós já poderíamos ter 12 médicos à disposição da comunidade se o projeto tivesse sido executado desde que foi sancionado, pois são 2 bolsas de medicina a cada período, ao final destes 6 anos seriam 12.” Explicou matematicamente.
O Professor relatou que o mesmo projeto de lei já tem sido executado com sucesso em outros municípios.
-“Várias cidades do Brasil estão copiando este projeto na íntegra e colocando em prática. O município de Nova Serrana mesmo já funcionando e em breve o serviço público terá mais médicos, mais Engenheiros, mais advogados à disposição da população.” Disse o Professor
Vários vereadores da oposição e também da base do governo se manifestaram favoráveis ao PL.
Marlon Gouveia (PHS), lembrou que no plano de governo do atual prefeito, Olavo Condé (PSDB), existe a previsão para este tipo de programa. “-Aqui está bem claro: a prefeitura irá bancar vagas em faculdades particulares com vistas a melhoria no serviço público. Ess educação pra valer deveria funcionar, mas não está funcionando.” Criticou.
Juscelino Carteiro (PHS), elogiou o Projeto de Lei do Professor Glewton. “-Este projeto é uma contribuição não só para o município de Paracatu, mas uma contribuição para a educação a nível nacional.” Disse.
O Presidente da Câmara, Vereador Joãozinho Archanjo “Chapuleta” (SD) também empenhou seu apoio e propôs uma força tarefa do legislativo para unir forças ao executivo e “buscar meios para execução”do PL.
Joãozinho Contador (PSDB), se prontificou a procurar a Secretária de Educação para tratar do assunto. “-Algumas boas leis existentes no município precisam receber mais atenção e na área de educação nós temos que agir, apoiar, criar critérios e fazer acontecer, pois um indivíduo muda a vida de toda sua família pela educação.” Afirmou Joãozinho.