O Bispo Emérito de Paracatu, Dom Leonardo de Miranda Pereira, lançou seu livro "Acertos e Desacertos de um Bispo Missionário Intinerante" em uma cerimônia repleta de surpresas e emoções na Câmara Municipal, onde estavam presentes amigos, familiares, autoridades e a comunidade.
Em sua fala, o Bispo Dom Jorge destacou a sua admiração ao Bispo Emérito, a sua fidelidade à Igreja e a capacidade de lidar com situações turbulentas e adversas. “-Dom Leonardo é um homem determinado, firme nos propósitos e ao mesmo tempo um pai exemplar e admirável de seus filhos, os padres e toda a comunidade. Um homem de uma paciência admirável e uma capacidade de diálogo muito grande, uma caridade sem igual.” Disse.
O Padre Paulo Giovanni de Melo, representando o clero, falou da admiração de padres e leigos pelo Bispo que esteve à frente da Diocese durante 25 anos. “-As pessoas conhecem a Igreja pelos seus líderes e nós, acredito que toda uma geração conhecemos a Igrejas através desse gigante que é o Dom Leonardo. As pessoas que ele encontra, ele as toca o coração de verdade.” Afirmou
O Sr. Olímpio Pereira, irmão de Dom Leonardo, representando a família também homenageou o Bispo, lendo um poema que emocionou os presentes.
A escritora Dália Maria Neiva Moreira Salles (Dalhinha), representando a Academia de Letras do Noroeste de Minas, apresentou a biografia do Bispo Missionário e Escritor, que transcrevemos abaixo, na íntegra.
Muito querido Dom Leonardo;
Normalmente, nos lançamentos de livros realizados pela Academia de Letras do Noroeste de Minas, um membro é indicado pela presidente para apresentar uma resumida biografia do autor e uma apreciação do livro.
Eu quase sempre fujo desta indicação, pois tenho dificuldade de falar em público, esqueço tudo quando me vejo de frente para as pessoas e se não tiver anotado nada, passo vexame. Pefiro trabalhar nos bastidores, cuidando do cerimonial e de todo o necesssário, entregar convites, até carregar cadeiras e o faço com a maior alegria, porque festeira eu sou. Mas desta vez foi caso especial, Coraci não precisou insistir comigo.
Há pouco tempo, num encontro informal na Academia, Dom Leonardo falou que o livro dele estava escrito. Perguntei pela edição, o que estaria faltando, e ele respondeu sorrindo: coragem!
Bem, pelos caminhos inesperados que esta vida toma, estamos aqui hoje para fazer este lançamento, pois coragem, Dom Leonardo, é o que nunca lhe faltou.
E a biografia? Como apresentar uma pequena biografia de Dom Leonardo e concorrer com brilhantes trabalhos anteriormente feitos?
Cercade de papéis comecei a mergulhar na vida de Dom Leonardo, e então o meu coração começou a cantar de alegria; paz e esperança me envolveram.
Eu, e como a grande maioria dos brasileiros, vivemos momentos nebulosos, onde a vergonha e a decepção, como um pão amassado pelo diabo, amargam o cotidiano. Refiro-me à corrupção na política e em outras áreas do convivio humano, degradação dos costumes, aumento asustador da violência, desrespeito às instituições e às pessoas e muitas outras mazelas que estão corroendo as extruturas do tecido social brasileiro.
E eis que deparo com a história de vida de Dom Leonardo, um encontro com a transparência, dignidade, retidão e fidelidade aos votos feitos. E não é só oração, mas ação e trabalhoque exauriria qualquer um que não fosse guiado pela luz do Espírito Santo.
Sou íntima desta história desde a sua posse em Paracatu como bispo diocesano em 1986. Conheci Dona Nilda, sua mãe, e creio que a maioria dos irmãos e irmãs nos inúmeros momentos de homenagem a Dom Leonardo em que eles estiveram presentes. Tivemos a honra de hospedar Xyquinho e Rafael na ocasião da posse, e nas nossas andanças em Diamantina – que não são poucas – sentimos o orgulho das pessoas em falar em Dom Leonardo bem como de toda a família Miranda Pereira. Numa dessas viagens batendo perna sem compromisso deparamos com um imponente sobrado onde funciona a Escola Estadual Leopoldo MIranda. Quem é Leopoldo Miranda? Avô de Dom Leonardo, e existe outra, em Belo Horizonte. A "Pousada do Garimpo", onde sempre hospedamos? De 2 irmãos de Dom Leonardo. A gerente? Mariana, sobrinha de Dom Leonardo, filha do Dr. Horácio.
Certa vez passamos por Guanhães a caminho de Vitória da Conquista e paramos para um lanche rápido. A dona do Hotel perguntou, de Paracatu? Levem meu abraço para Dom Leonardo, ele fez meu casamento, falem que é a Coeli.
Meu Deus que coisa boa deixar um rastro tão limpo por onde se passa, admiração, amizade e reconhecimento plantados na convivência, na observação, na confiança e no serviço…
O chamado à vocação veio da infância e tão forte que cedo o levou daquele lar alegre e animado por 13 irmãos, imaginem o vozerioas brincadeiras. E nem a ausência da família nem as seduções do mundo abalaram sua vontade. Sua vida religiosa anterior a de Paracatu é um livro aberto por onde se passeia livremente, nada a temer, nada a esconder, tudo a revelar…
Não vou estender-me a falar sobre os 25/26 anos entre nós pois meu tempo é limitado.
Aí estão os fatos, aí está a sua obra.
Bispo emérito desde 2013? Nada de descanso, Padre…só Padre…sempre Padre…
E hoje temos a honra de fazer o lançamento de seu livro "Acertos e Desacertos de um Bispo Missionário Itinerante". Estive com o livro nas mãos mas por pouco tempo, porque foi tudo a toque de caixa, o lançamento que deveria ser uma surpresa da família, não teve como sê-lo.
São 54 textos, entre os quais um balanço das atividades pastorais, a missa da unidade e jubileu da posse – ambas homilias – até a entrega da diocese a Dom Jorge Alves Bezerra, nosso querido e atual bispo diocesano. Todos os capítulos receberam uma pequena ilustração ou fotografia, e uma pequena reflexão final sobre os acertos, um empate técnico e pequenos desacertos. Um mineiro bom contador de causos, vocês verão.
Quer dizer que hoje, às vésperas de completar 79 anos, nasce o Dom Leonardo escritor? Não querido público, isto seria uma mentira e uma omissão deslavadas. O escritor está há muito entre nós com sua vastíssima cultura geral e religiosa, seu interesse pelos assuntos eternos e contemporâneos, sua redação perfeita. Homem de seu tempo, jovem atualizado e interessado em tudo de bom que a informática trouxe para a modernidade, encontrando tempo em sua apertada agenda para a leitura e a pesquisa.
Tenho em meu computador a homilia da missa de 260 anos da Paróquia de Santo Antônio, uma maravilhosa página de cultura e pesquisa histórica à luz do evangelho – que já reli várias vezes. Peço-lhe de público que o Sr. reúna essas homilias para fazermos logo os lançamentos do 2º e 3º livros!
Antecipamos os parabéns pelo seu aniversário amanhã, e os nossos votos de muita sáude e muita vida – vida com qualidade.
O senhor é o aniversariante e nós é que recebemos o presente – o exemplo de sua vida, modelo de homem, modelo de padre, modelo de ser humano. Que Deus o guarde!
Nosso abraço à família Miranda Pereira que deixou conosco o seu precioso diamante…
Muito obrigada.
Dália Maria Neiva Moreira Salles (Dalhinha)
Paracatu 30 de maio de 2015.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.