A Microsoft finalmente revelou nesta quarta-feira, dia 29, o nome do seu novo navegador, que deve assumir o lugar do quase falecido Internet Explorer, e depois do Projeto Spartan, o novo software foi batizado de “Edge” (borda em inglês).
O browser que tem a missão de reconquistar o espaço perdido para esses concorrentes que alias, nós amamos de verdade como o Google Chrome e Mozilla Firefox.
Assim como já havia sido adiantado pela Microsoft, o navegador deve seguir o conceito de “aplicativo universal”, sendo compatível com todos os dispositivos Microsoft, seja um computador, um tablet ou o celular.
Além disso, a empresa permitirá que o navegador use extensões dos concorrentes (Firefox e Chrome), da mesma forma que os celulares Windows 10, poderão ter acesso a aplicativos Android e iOS com mais facilidade.
Isso porque a Microsoft criou uma espécie de kits de desenvolvimentos para criadores de apps Android e iOS. Dessa forma, desenvolvedores poderão adaptar seus aplicativos já existentes para a plataforma universal Windows sem ter que redesenhá-lo completamente. Uma grande sacada! Coisas do Bill Gates…
O Microsoft Edge não deve, no entanto, resultar na morte iminente do Internet Explorer. Apesar de a Microsoft já ter deixado claro que dará fim à marca IE é de se esperar que em futuras versões do sistema operacional, o antigo browser desapareça de vez ainda este ano.
Conforme pode ser visto no vídeo de divulgação liberado pela Microsoft sobre a nova versão do browser, sua interface está ainda mais limpa e fluida do que a edição disponibilizada atualmente para usuários do programa Insiders. Além disso, ele é altamente personalizável, permitindo que os usuários realizem diversas tarefas.
Aproveitando o embalo dos anúncios, a Microsoft também revelou o novo símbolo do navegador. Como vocês podem reparar na imagem, o visual lembra muito o antigo "e" do Internet Explorer. Sinal de que a Microsoft se preocupa com quem estava acostumado ao seu tradicional navegador.
Assista o vídeo completo de lançamento do Microsoft Edge, lembrando que ele está em inglês, logo alguns detalhes podem passar despercebidos.