Secretária de Saúde tranquiliza população e acusa programa CQC de manipulação de informações

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
A Secretária de Saúde do Município de Paracatu, Sra Nádia Roquete, ocupou a tribuna da Câmara na última reunião da Câmara, para apresentar relatórios e estatísticas, que segundo ela, contrapõe a “exposição negativa” que Paracatu teve na mídia nacional através do programa CQC da Rede Bandeirantes.

-“Eu trago informações para desmitificar a situação do Câncer em Paracatu, pois foi colocado pelo programa que o número de atendimentos no Hospital do Câncer de Barretos seria quantidade de pacientes com câncer, o que não é verdade, pois nós temos registrados, pouco mais de 100 pacientes, e não 1158 como foi mostrado.” Esclareceu.

Nádia Roquete explicou que a quantidade de atendimento se dá com consultas, exames de prevenção, atendimentos diversos, inclusive psicológicos e que o número de casos é bem menor, inclusive considerando a possibilidade de causas relacionadas ao arsênio.

-“Nós temos registrados nos sistemas da Secretaria Estadual de Saúde, 22 casos de câncer no município de Paracatu que foram tratar em São Paulo e só a título de informação pra comunidade, dentro estes 22 pacientes que fizeram a primeira consulta no Hospital de Barretos, apenas 2 pacientes apresentaram confirmaram algum tipo de câncer compatível com a possibilidade de serem correlatos com a causa do arsênio que é de pele e pulmão.” Afirmou.

A Secretária esclareceu que no quesito de mortalidade, em municípios com a população entre 70 mil e 100 mil habitantes, Paracatu ocupa a 19º colocação entre os casos de câncer em homens e a 3ª colocação nos casos entre pacientes do sexo feminino.

Com relação a pesquisa feita em Paracatu através do CETEM, Nádia Roquete afirmou que as informações foram distorcidas  -“Talvez, pelas características do programa, por ser um programa humorístico, eles brincaram com a situação e colocaram equivocadamente a relação de atendimentos com casos de câncer, o que nós não concordamos, pois quando se trata da saúde da população, nós temos muita responsabilidade e independente da colocação do município quanto aos casos do Câncer, nós estamos sempre fazendo campanhas de prevenção e tratando a população.”  Garantiu.

Falta de Fístulas

Sobre a denúncia de falta de fístulas e outros materiais para procedimentos no Sistema de Saúde Municipal, feita por vereadores na última sessão da Câmara, a Secretária disse que foi uma demanda dos próprios pacientes, devido a “insucessos” em vários procedimentos realizados em Paracatu.

-"O município tem um cirurgião cardiovascular que é o Dr. Francisco, que fazia o procedimento, mas devido a perda de várias fístulas, devido ao grande número de casos de insucesso na colocação de fístulas pelo medico, os próprios pacientes pediram que os procedimentos voltassem a ser feitos na cidade de Uberaba, e isso já foi inclusive foi realizado no último sábado.” Finalizou.

Contrariando o Presidente que havia encerrado a tribuna, mas usando uma prerrogativa do regimento interno, os Vereadores Oswaldinho da Capoeira (PMDB) e João Macêdo (DEM) comentaram a fala da Secretária.

-"Eu gostaria de cumprimentar o Sr. pela tribuna, pois trouxe dados corretos e sinceros que mostram que Paracatu é uma cidade melhor de se viver e só pra constar, Unaí tem um índice bem maior que Paracatu.” Comentou Capoeira.

Já o Vereador João Macedo (DEM), elogiou a Secretária de Saúde e desqualificou as informações do Programa da Band. “-Quando a Secretária fala, fala com sabedoria, com consciência ao contrário do programa, que não tem reserva moral pra colocar Paracatu em uma situação desta.”  Disse Macêdo.

Foto: Cláudio Oliveira
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button