Impasse na educação: poderá dar o Tertius na SRE

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

         A expressão latina Tertius, muito utilizada em peças jurídicas, significa, em linhas gerais, “o terceiro”, aquela opção que não estava no páreo, mas acabou sendo a escolhida, em razão da falta de consenso quanto a qualquer dos dois primeiros caminhos apontados. É, em política, aquilo a que se dá o nome de terceira via. Pois poderá dar oTertius no processo de escolha da nova direção da26ª Superintendência Regional de Ensino de Paracatu.

         Está acontecendo o seguinte: o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), quehistoricamente teve como uma das suas principaise caras bandeiras a eleição direta para escolha dos dirigentes da educação pública (e foi apoiadoamplamente pelo PT), exigiu o respeito a essa diretriz, principalmente agora que o petista Fernando Pimentel foi eleito governador de Minas. Colocado em prática na região, o processo indicou o nome da professora e dirigente sindical Núbia André para dirigir a 26ª SRE.

         O PMDB do vice-governador Antônio Andrade, aliado do PT na campanha estadual vitoriosa, optou pelo processo de indicação política para preenchimento do cargo. O mesmo aconteceu com todos os deputados da base governista na Assembleia Legislativa, que querem prestígio e poder nas suas respectivas zonas eleitorais. No front local, o PMDB apontouoficialmente o nome da professora Neide Batista.O problema é que nem todo o PT apoiou Núbia ebancou o seu nome e, no PMDB, a família Andrade Porto tem restrições à indicação da professora Neide, por considerá-la muito ligada ao ex-prefeito Vasco Praça Filho.

         O vice-governador Antônio Andrade, encarregado pelo governador Pimentel de desatar o nó, exigiu que PT e PMDB, bem como os demais partidos da base, chegassem a um consenso, o que não aconteceu. Instalado o impasse, o vereador Glewton de Sá, em nome do PROS, lançou como terceira via o nome da professora Viviane Andrade Porto, irmã do presidente do PMDB, José Maria Andrade Porto, funcionária concursada daquela Superintendência há anos, que é discreta não postulou o cargo, o mesmo acontecendo com seus familiares locais. E o gabinete do vice-governador Andrade, que é primo de Viviane, não se sabe se por opção de verdade ou se para forçar o entendimento, à falta de consenso, acena com a possibilidade de escolha da nova indicada.

        A decisão é aguardada para os próximos dias, pois a antiga superintendente acaba de ser exonerada. Isso faz lembrar o que disse outro Andrade, o saudoso poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Em seu poema“Quadrilha”, escreveu o doce poeta itabirano:

João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para a tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

Do Toco do Pecado – Comentários de Florival Ferreira

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button