Após um ano de muitas realizações, o Programa Integrar da Kinross encerrou o ano com resultados importantes em Paracatu. Foram cerca de 70 instituições envolvidas, entre poder público, associações, escolas e grupos culturais, e 7.500 pessoas beneficiadas, com um total de R$ 2.246 milhões em investimentos. Os quatro eixos de atuação do Programa Integrar – Geração de Trabalho e Renda, Educação, Cultura e Educação Ambiental – apresentaram resultados consistentes e contínuos, de acordo com Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross. “Os resultados obtidos são fruto de um trabalho desenvolvido através de parcerias com o poder público, escolas, associações e comunidade. Recebemos várias propostas que, ao serem aprovadas, foram transformadas em projetos. A casa fase, os resultados foram mensurados para garantir o alcance dos objetivos propostos”, relata.
Dentro do Eixo Geração de Trabalho e Renda foram realizadas capacitações sobre empreendedorismo, plano de negócios, prestação de contas, área produtiva, precificação e formatação do produto para ser comercializado no mercado. Foram 11 projetos apoiados, sendo que quatro já estão gerando renda. Houve um aumento médio de 22% na renda familiar dos 1.100 beneficiados. Com investimento de R$ 865 mil, foram realizadas 74 capacitações em gestão para lideranças e 11 capacitações sobre empreendedorismo e técnicas de produção. “O Programa Integrar nos deu a oportunidade de aprender um ofício e assim ampliar a renda e as oportunidades de trabalho para as mulheres e mães de Paracatu”, ressalta Nadia Batista, coordenadora da Associação dos Artesãos de Produtores Caseiros de Paracatu.
O eixo Educação foi vencedor do Prêmio Objetivos do Milênio Minas 2014, como uma das 15 melhores iniciativas sociais na área de educação, em Minas Gerais. Das nove escolas que foram apoiadas em Paracatu, quatro com turmas no Ensino Fundamental 1 (1º ao 4º ano) e seis com turmas no Ensino Fundamental 2 (5º ao 9º ano), registraram aumento no Ideb, referente ao biênio 2012/2013. Foram 34 turmas atendidas, totalizando 907 alunos. Cerca de 1.500 pessoas, entre profissionais de ensino, pais e alunos, participaram dos cursos de formação de educadores e oficinas pedagógicas, respectivamente. Cerca de 3.000 gibis e revistas foram disponibilizados para professores e alunos por meio das gibitecas. O grande marco desse eixo foi o lançamento do Livro Avaliação e Aprendizagem, com as contribuições do Programa Integrar para a melhoria da qualidade da educação na rede pública de Paracatu, que está disponível no link: http://www.kinross.com.br/pdf/LIVRO%20-%20Avaliação%20e%20Aprendizagem%20-%20Programa%20Integrar.pdf
O eixo Cultura realizou o Circuito Integrar em nove escolas públicas de Paracatu: E. E. Delano Brochado, E. E. Altina De Paula Guimarães, E. M. Nilo Sadok, E. M. Leonor Ulhoa, E. E. Neuza Pimentel, E. E. Júlia Camargos, E. M. Bezerra de Menezes, E.E. Dom Serafim e E. M. Dr. Antônio Ribeiro. Com os objetivos de promover a educação por meio da cultura, trazer a família para dentro da instituição escolar e fomentar a produção cultural e do patrimônio imaterial de Paracatu, foram realizadas oficinas para 588 alunos da rede pública. Os resultados dessas oficinas foram apresentados em duas edições do Integrar na Praça que teve a participação de aproximadamente 2.700 pessoas.
Com o propósito de envolver a comunidade escolar na formação da consciência ambiental, o eixo Educação Ambiental envolveu 287 alunos e 1.755 pessoas participaram das oficinas e apresentações teatrais.
-“Esse tipo de parceria que a Kinross faz com a comunidade é muito importante. Se a gente não falar de cultura, as pessoas acabam esquecendo. Tem coisas que a escola quer dar, mas não tem condição de fazer sozinha. É necessária a ajuda de empresas. Tem aluno aqui que viu coisas na oficina que nunca tinha visto. O resultado foi muito positivo”, contou Hellen Soares, diretora da E. M. Leonor Ulhoa.
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Em sua atuação social, a Kinross investe em ações que alcancem o desenvolvimento das comunidades onde mantém seus empreendimentos. Dessa forma, a empresa contribui para que os públicos beneficiados ganhem autonomia por meio das ações voltadas à construção da cidadania.
Fonte: Fabrício Soares / Ideia Com