O resgate da cultura, a criação de espaços de interação, a promoção do diálogo e o exercício da cidadania são exemplos de oportunidades geradas pelo programa Na Comunidade com a Kinross. Durante o ano de 2014, a inciativa formou 70 crianças no curso de informática básica, envolveu 265 pessoas nas aulas de esporte, produziu um vídeo com a história da Comunidade Quilombola de São Domingos e entregou oito equipamentos agrícolas para a comunidade de Santa Rita. “Meus dois netos fizeram o curso de informática e foi muito bom. No passado eu também fiz e hoje consigo usar o computador sem dificuldades. Sempre incentivei os meninos a irem nas aulas e já vejo eles fazendo pesquisas da escola “enfatiza Cleusa Shultz, avó da Ana Clara e do Cristian, alunos do curso de Informática.
Com investimento anual de R$ 350 mil, foram desenvolvidos projetos nas áreas de cultura, esporte, inclusão digital, geração de trabalho e renda e capacitação de lideranças locais. O programa encerrou 2014 gerando benefícios para cerca de 2.000 pessoas, por meio da realização de nove projetos, em sete comunidades vizinhas da empresa: Bela Vista II, Amoreiras II, Esplanada, Alto da Colina, São Domingos, Lagoa de Santo Antônio e Santa Rita.
No último mês de dezembro, os resultados foram celebrados em evento realizado para as famílias e lideranças comunitárias, que contou com a presença de cerca de 300 pessoas. “Os principais resultados que buscamos são a promoção da qualidade de vida, a profissionalização da comunidade e a participação ativa dos moradores na execução dos projetos. Para os próximos anos queremos que os projetos tenham um caráter ainda mais sustentável e que seja realizado a longo prazo, com parâmetros claros de evolução” comenta Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross.
Os aportes são feitos em projetos aprovados pela própria comunidade e recebem o apoio da Kinross na execução, acompanhamento e gestão dos recursos. Cada comunidade recebe R$ 50 mil, que são repassados de acordo com a conclusão de cada ação prevista no projeto.
Para Benedita Barbosa Caetano, de 64 anos, a parceria da empresa com a comunidade é muito importante. “Quero agradecer a Kinross e a nossa professora Lídia. Este projeto foi a melhor coisa que nós já recebemos da parceria comunidade e empresa”, comenta a aluna do projeto Vida Saudável, do Alto da Colina.
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Em sua atuação social, a Kinross investe em ações que alcancem o desenvolvimento das comunidades onde mantém seus empreendimentos. Dessa forma, a empresa contribui para que os públicos beneficiados ganhem autonomia por meio das ações voltadas à construção da cidadania.
Fonte:Idéia Com
Foto: Arquivo Paracatu.Net