Essa semana eu li uma citação de uma escritora gaúcha, Martha Medeiros, que dizia: “Palavras são apenas resumos dos nossos sentimentos profundos, sentimentos que para serem explanados precisam mais do que um sujeito, um verbo e um predicado. Precisam de toque, visão, audição.” Aí eu pensei, sentimento virtual é legal, mas o teclado ainda não dá conta de certas sutilezas.
Por várias vezes, comentamos aqui notícias e casos reais de situações reais que começaram de forma errada em uma impressão virtual… Complicou né? Mas eu explico, já falamos por exemplo, de um emprego que não deu certo porque alguém viu no seu perfil que você “Odeia trabalho…”
Então… Eu vivo me perguntando, me questionando e analisando o quanto algumas pessoas são carentes hoje em dia pra quererem chamar tanto a atenção por meio das redes sociais. Tem gente que posta tanta coisa, compartilha tanta besteira que nem parece que é verdade… parece brincadeira… mas não é.
Tá certo que eu não tenho nada a ver com o que você posta no seu perfil, afinal de contas já vi tanto isso também, O PERFIL É MEU EU POSTO E FAÇO O QUE QUISER. (aliás, nesse caso, a palavra faço estava escrita com 2 s’s e quiser com “Z”).
Tudo bem se você não quiser me ouvir mais, mas… pense pelo menos nas informações que vou te passar.
Nós nos tornamos paparazzis de nós mesmos. Às vezes é uma apelação pra ver quem sai e se diverte mais, quem é o mais viajado, quem é o mais bonito, quem é o mais intelectual. Cada um pega aquilo o que acha ter de melhor e espalha, publica, mas será que as pessoas se perguntam se as outras querem mesmo saber daquilo? Será que não vão curtir só pra depois comentar “in Box” com outros o quanto a situação é ridícula?
Cada passo? cada foto? cada festa? Cada pensamento ou indireta? E o que não é segredo para ninguém e nisso você vai concordar é que quanto mais carente a pessoa é na vida real, mais agitada sua vida parece ser nas redes sociais.
Eu fiz uma série de pesquisas, li alguns artigos e selecionei algumas das coisas mais insuportáveis do Facebook, aquelas que seus amigos curtem mas criticam e debocham “in Box.”
E só pra deixar claro, eu acho incrível tudo o que a nova comunicação nos proporciona, o que falta na galera é bom senso. E vida real, óbvio.
1) Se você tem uma lista de amigos é porque alguma proximidade devem ter, algum tipo de afeto existe. Logo, alguém se preocupa com a sua saúde, certo? Mas não vai te curar inundar a timeline com posts do tipo “ai, que gripe”, “acordei com dor no pescoço” ou “que dor de cabeça maldita”. Tome um remédio e espere passar em silêncio.
2) Ah!!! São campeões de impopularidade também os Jogos e Aplicativos: É tal da fazendinha, da cidadezinha, da guerrinha, mosaico de amigos… Se quer jogar, compra um videogame!! rsrsrs
3) E as imagens de “curte e compartilha.” Aprenda uma coisa: Jesus mandou compartilhar o amor, não fotos de bichos e crianças doentes que na maioria das vezes são montagens. Já repararam como tem aumentado o número de fotos grotescas que as pessoas publicam em seus murais? Cachorros mal tratados e mortos, pessoas com as caras arrebentadas após sofrerem agressões de todos os tipos. Qual o objetivo disso tudo? Atribuir a si mesmo uma aura de filantropia ou de engajamento em uma “causa” por causa de um compartilhamento que alguém inventou?
4) É bom você se questionar primeiro, se vai adiantar alguma coisa postar ou compartilhar uma imagem que nem se sabe se é verdade, como já vimos milhares de casos! Algumas pessoas postam imagens fortíssimas, pesadas…e no fundo, a maioria absoluta não faz absolutamente nada além de apertar o botão “compartilhar”. Impressionante como o se curte um drama, uma polêmica… sentadinho na poltrona.
5) Signos e Horóscopo: Agora além das fotos de humor estilo zorra total (que eu ainda não conheço alguém que acha graça), tem também uma série de imagens que trazem as características dos signos. “A tatuagem de cada signo”, “O beijo de cada signo”. Gente, peraí… Facebook virou revista do João Bidu ou da Finada Mãe Dinah agora?!!? Deixa eu dar uma dica, a única pessoa que se interessa pelo seu signo É VOCÊ. Caso alguém queira saber das suas características, pode ter certeza que ela vai te procurar.
6) Aliás, não sei se é Auto-ajuda, Motivação, ou seria indireta? Às vezes penso que sou amigo do Augusto Cury, do Roberto Shinyashiki, do Içami Tiba, do Nuno Cobra, do Paulo Coelho e até do Dalai Lama! Ô povo que curte uma frase motivacional, viu? Principalmente aquelas de boteco que tem um destino certo, mas as pessoas insistem em deixar “públicas” no estilo indireta.
Hoje de manhã eu li uma: “O maior erro da vida é o medo de errar”, mas estava errada, porque erro e errar tem 2 “erres”
Com certeza não acabou, você deve estar pensando em mais uma, duas, três coisas aí agora.
Ah, e para os meus amigos da querida rede social que estão se sentindo extremamente mal por fazerem alguma dessas coisas que eu listei, não se preocupem porque se você continuar a pesquisa que fiz, vai encontrar não 6, 10 coisas, mas sim, milhares de coisas insuportáveis, afinal, cada ponto de vista é a vista de um ponto.
E aí? curtiu?