Não é modismo, não é sensacionalismo, não é exagero, não é teoria furada, é real e todos nós estamos sujeitos a sofrer com isso, caso não fiquemos bem atentos a nós mesmo. Na verdade, mesmo que nos policiarmos, eu penso que seremos alcançados de uma forma ou outra, porém, podemos sofrer menos se estivermos preparados.
Se que estou falando de algum desastre? Catástrofe? Não, estou falando da Intoxicação tecnológica.
Vivemos em uma era em que o fluxo de informação supera até a velocidade em que respiramos. E com o acesso a internet pelo celular, vivemos um estado de cibridismo quase que por osmose. E isso é algo de certa forma até natural, uma vez que a internet fez essa revolução mesmo, e este é o mérito dela, quebrar barreiras de tempo e espaço. Porém, o cuidado deve ser nosso. Pois, os meios de comunicação foram feitos pra gente, mas não para sermos escravos deles, a tecnologia foi feita para ser usada mesmo, mas não para nos usar. Entendeu?
Então a gente explica e simplifica:
Cibridismo é o conceito formado por Cyber + Híbrido, cyber de cibernético e juntando com o híbrido, tem a ver com a expansão do ser humano além do seu corpo biológico. Em outras palavras, é o ser humano coexistindo nos mundos on e off-line, parte homem parte robô, coisa de filme, só robocop pode? Que nada… Eu e você já estamos vivendo isso.
O cibridismo é o elo entre o mundo on e off. E muito provavelmente, ao saber disso, você pensou no Facebook, instagram e twitter e acertou em cheio. A rede social é um dos ótimos exemplos. Estamos conectados a todos os instantes e nosso dia a dia (mundo off) interage intensivamente com o meio online e essa tendência vem crescendo cada vez mais.
Veja bem… As pesquisas nos sites de busca, muitas vezes confirmaram esse cenário. O telefone daquela loja, da locadora, daquele tele pizza, muitas vezes é mais rápido do que pegar aquele catálogo no móvel da sala, que tem o telefone na capa.
Com a acessibilidade dos GPS’s e dos mapas on line, nossa decisão de qual caminho seguir têm como base as informações adquiridas no mundo on, sem falar que atualmente temos a opção de trabalhar em casa, de fazer reuniões com 10, 15 ou mais pessoas através do meio digital para decidir as ações que faremos no mundo off, por exemplo.
Nossas atitudes diárias também estão relacionadas com o mundo ON. Aposto que muitos de vocês, antes de comprar um produto, consulta o que os amigos postaram a respeito e muito provavelmente nossa decisão está vinculada com a opinião deles.
E ainda falando em compras, o e-commerce – a loja do mundo ON, também é uma grande tendência, vem se expandindo cada vez mais e interliga os mundos. Mesmo que você vá comprar aquele produto, naquela loja aqui da cidade no mundo off, antes, você dá uma pesquisada na internet, no mundo on. Isso se não resolver e comprar por lá mesmo, pelo mundo ON e depois, de fazemos o pagamento pelo meio digital mundo ON, recebe o produto pelo mundo off.
Enfim, o mundo off e on andam de mãos dadas e independente se você esteja agora no mundo ON ou OFF, por hoje é só.
Até a próxima e cuidado com a intoxicação tecnológica!