Circuito Integrar realiza oficinas na Escola Municipal Dr. Antônio Ribeiro, em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

De 4 a 8 de novembro, a Escola Municipal Dr. Antônio Ribeiro, em Paracatu (MG), recebe o Circuito Integrar com oficinas de “Danças Culturais” e “Jogos e Brincadeiras Tradicionais”, que trazem a memória da infância com brincadeiras simples e divertidas, integrando as crianças à moda antiga, sem o uso de tecnologias.

As atividades são baseadas na Cartilha de Jogos e Brincadeiras Tradicionais, produzida pelo Programa Integrar da Kinross, que organizou informações relacionadas às atividades de infância tradicionais de Paracatu, por meio da memória dos moradores da cidade.

No dia 8 de novembro, sábado, a escola recebe pais e alunos para um evento, no qual eles apresentarão o resultado das oficinas e poderão participar de outras atividades, como artesanato, gastronomia e apresentações culturais do coral da APAE, do grupo de Capoeira do Gilvan e também de alunos da escola Joaquim Adjuto.

Desde maio de 2014, a Kinross realiza o Circuito Integrar em escolas públicas de Paracatu. O objetivo principal do projeto, que faz parte do Eixo Cultura do Programa Integrar, realizado pela Kinross, é promover a educação através da cultura e trazer a família para dentro da escola, além da valorização da produção cultural local. A iniciativa é promovida em parceria com a Planeta Cultura e Sustentabilidade, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

-“Com a realização dos Circuitos nas escolas, o aluno tem a oportunidade de conhecer e participar de atividades culturais ressaltando seus talentos e valorizando seu potencial artístico. O Circuito também dá oportunidade de realizar o intercâmbio cultural entre as escolas e promover momentos em que a família e moradores do bairro onde a escola está inserida participem das iniciativas da escola”, afirma Ana Cunha, Gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidade da Kinross.

Entre as escolas participantes estão: E. E. Delano Brochado, E. E. Altina De Paula Guimarães, E. M. Nilo Sadok, E. M. Leonor Ulhoa, E. E. Neuza Pimentel e E. E. Júlia Camargos, E. M. Bezerra de Menezes e E. M. Dr. Antônio Ribeiro.
 
Evento Circuito Integrar
Data: 8 de novembro
Local: Escola Estadual Dr. Antônio Ribeiro – Paracatu/MG.
Programação:
14:00 Início com a Trupe Integrar
14:15 Apresentação institucional
14:30  Vivência  de artesanato (Ronaldo – pneu)
14:30  Vivência  gastronomia (Tena – bolacha de arrozina)
14:30 Vivência de jogos e brincadeiras
15:00 Apresentação dos alunos da Oficina de jogos e brincadeiras
15:20 Apresentação dos Alunos da oficina de danças culturais
15:40 Apresentação de trabalhos da escola
16:00 Apresentação do Coral e dança da APAE
16:30 Apresentação do grupo da escola Joaquim Adjuto
17:00 Apresentação do grupo de Capoeira do Gilvan
17:30 Encerramento
 
Programa Integrar – Eixo Cultura         

A Kinross acredita que é possível formar parcerias sólidas e contribuir para o crescimento das comunidades e dos municípios com os quais interage. Por isso, criou o Programa Integrar com base em quatro eixos de atuação – Educação, Cultura, Geração de Trabalho e Renda e Educação Ambiental. O estímulo à produção cultural local faz parte de um movimento integrado de incentivo, fomento e promoção da produção cultural em Paracatu, incluindo a produção artística e a cultura tradicional, com iniciativas promovidas em parceria com a Planeta Cultura e Sustentabilidade, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Projeto Raízes).

Sobre a Kinross

Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).

Após o início de seu processo de expansão em 2006, a Kinross elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa, aumentando em cerca de três vezes sua produção anual atingindo atualmente 17 toneladas. A unidade tem vida útil estimada até 2030 e é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por 22% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.300 empregos diretos e de 1.600 terceirizados.

 
Fonte: Fabrício Soares / Ideia Com

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button