A recente visita que fizeram a Paracatu os candidatos Pimenta da Veiga (governador) e Augusto Anastasia (senador), do PSDB, evidenciou a liderança e o prestígio político do ex-prefeito Vasco Praça Filho, bem como marcou o seu retorno ao ninho. No passado, Vasquinho esteve junto e recebeu dos governos tucanos Anastasia e Aécio Neves tratamento personalizado e vip. Mas, no último pleito estadual, apesar dos insistentes acenos de ambos e da sua vontade pessoal, não pôde acompanhá-los, em razão de o deputado Antônio Andrade, amigo pessoal e presidente estadual do PMDB, partido de ambos, ter sido o maior incentivador da derrotada candidatura própria peemedebista, assumida por Hélio Costa. Não poderia deixar o amigo e companheiro Andrade sozinho em sua principal base eleitoral.
Assim, Vasquinho, aconselhado e pressionado, apoiou o então candidato Hélio Costa, que era do seu partido, vá lá, mas foi como quando um noivo, por motivo maior, contrai núpcias com uma moça, porém gostando de verdade de outra. Vitoriosos, Aécio Neves e Anastasia, ao contrário do esperado, não discriminaram o prefeito dissidente e seu governo, certamente prevendo um reatamento futuro. Nesse ínterim, acabou o tempo de Vasquinho à frente da Prefeitura. Incentivado por amigos, ele postulou a presidência da Cooperativa Agropecuária de Paracatu, outra paixão sua. E quais foram os seus principais opositores? Justamente os membros da Família Andrade Porto, que, aliados a outros adversários, jogaram pesado e lançaram a candidatura de Francisco Andrade Porto, numa frustrada tentativa de derrubar o antigo companheiro.
Agora, o deputado Antônio Andrade é candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Fernando Pimentel, do PT. Aécio Neves, que postula a Presidência da República, e o ex-governador Anastasia, de novo, acenam para o ex-prefeito de Paracatu. Ele, mais solto e “sem querer querendo”, se rende aos apelos. A sua presença foi publicamente festejada pela alta cúpula do PSDB durante a passagem da trupe tucana pela cidade. Que, aliás, também enalteceu e festejou muito a presença da ex-diretora da Casa de Cultura, Lana Lúcia de Melo Franco Santiago, indicada ao mesmo cargo pelo então governador Anastasia em pessoa, mas não reconduzida pelo prefeito Olavo Condé, que paga o preço até hoje.
Trecho da letra da música “Regra Três”, de Toquinho/Vinícius de Moraes: Da primeira vez ela chorou/ Mas resolveu ficar./ É que os momentos felizes/ Tinham deixado raízes no seu penar/ Depois perdeu a esperança/ Porque o perdão também cansa de perdoar.
Do Toco do Pecado – Comentários de Florival Ferreira
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.