Se já não fossem poucas as acusações de “venda de usuários” baseados em suas preferências contra o facebook, se já não bastassem as críticas sobre o pouco caso com a privacidade, agora o Facebook também se acha no direito de, em nome da ciência, mexer secretamente com o estado emocional e psicológico de milhares de frequentadores de suas páginas, ou seja, fazer de todos usuários e humanos (sim, as vezes somos!) "ratos de laboratório”.
Desde janeiro de 2012, vem sendo trabalhado um o algoritimo que monitora as postagens mostradas na linha do tempo de quase 700 mil usuários do Facebook, com o propósito de se verificar se a forma com que eles viam a sua linha do tempo afetava seu estado emocional.
Não entendeu? Então a gente simplifica…
Algoritmo é uma sequência finita e ordenada de passos ou regras, com um esquema de processamento que permite a realização de uma tarefa, a resolução de problemas, entre outros.
Você algum dia deve ter parado para pensar como os programas funcionam. Como é que o computador faz todas as tarefas exatamente da forma com a qual você pede.
E a resposta para esta pergunta é mais simples do que parece: ele segue as instruções que você passa baseado naquelas milhares de respostas e sequências que alguém já programou.
Especificamente o estudo pretendido pelo Facebook demonstra como os pesquisadores mexeram nos posts regulando o número de termos negativos ou positivos que apareciam na lista de notícias de diferentes grupos de usuários selecionados ao acaso. O Facebook então analisava os posts escritos posteriormente por esses mesmos usuários para ver se as pessoas respondiam emocionalmente a esses estímulos gerando posts mais positivos ou mais negativos, comprovando assim se estados emocionais podem ser transmitidos em massa por uma rede social.
Que loucura né?
Mas antes de arregalar os olhos espantado com isso, saiba que o resultado é é que podem mesmo! Os cientistas do Facebook comprovaram que as pessoas espelham emoções negativas ou positivas que seus amigos expressam e as refletem em seus posts.
Tipo assim: Grupos de pessoas que viram mais posts positivos que negativos passavam a se expressar de forma mais positiva, enquanto que o oposto também aconteceu.
Pelo menos agora sabemos que nosso humor não vem apenas sensação de internet lenta ou de um programa travando. Vai chegar a hora em que basta mexer um pouco no “newsfeed” do facebook de todo mundo e colocar uma colorida na nossa vida virtual?