Hernandes recebeu a bola, levantou a cabeça tocou pra Neymar que maravilha de passe vai Neymar, vai Neymar………………golllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll. Em tempos de campeonato mundial de futebol (copa), todas as expectativas para a vitória da seleção brasileira dobram e com o sucesso dentro de campo as festividades aumentam. Nesses momentos de alegria e encanto escondem-se perigos que podem gerar sérios danos e até custar a vida.
Historicamente nosso povo é “chegado” em uma cerveja, pinga, cachaça, whisky, vinho e outras bebidas. Natural beber um, dois, três drinques ou até mais. Não há que negar essa realidade, eventualmente aumentada em dias de jogos, onde os amigos reunidos fazem aquela famosa “vaquinha” e compram uma boa quantidade de bebidas e deliciam-se com boas copadas. Até então nenhum problema aparente, o que preocupa nesse caso é digamos a forma errada de beber (até hoje não conheço forma correta). Frente a essa constatação devemos orientar os que apreciam o sabor etílico e suas variantes, para que ao menos possam preservar a vida, seja no sentido de doenças decorrentes do álcool e também os acidentes automobilísticos, cuja realidade é bem conhecida por boa parte desses leitores.
Veja bem caros leitores, não existe forma correta de apreciar bebidas alcoólicas e nem esse colunista faz apologia ao uso dessas substâncias. Como profissional de saúde minha missão é gerar informação para o bom funcionamento do organismo humano e a preservação da vida.
A bebida alcoólica ingerida em excesso pode provocar inúmeros problemas no organismo. Desde uma “simples” dor de cabeça (nada de simples), até levar ao coma, exatamente COMA ALCOÓLICO, esse é um evento perigosíssimo e muitas vezes mortal.
Importante quando do uso do álcool na forma de bebida é a alimentação toda errada, ou seja, o bebedor empolgado com os eventos esportivos (não somente esses) “desanda” a ingerir cada vez mais bebida, esquecendo de consumir alimentos e de hidratar-se. O corpo humano necessita de vitaminas, enzimas, proteínas, sais minerais, enfim de nutrientes. Todos esses compostos estão presentes na alimentação e em líquidos como água, isotônicos, água de coco e sais de reidratação. O organismo necessita desses nutrientes para que todos os órgãos possam funcionar corretamente e executarem suas funções de forma a manter a vida. Uma vez sem suporte nutricional e a presença do álcool em excesso, o que leva a degradação dos nutrientes da reserva existente no organismo, ocorrerá uma série de eventos fisiológicos (funcionamento) negativos provocando alterações em órgãos como pâncreas, fígado, cérebro intestino e estômago.
Uma vez iniciada as comemorações regadas a álcool o correto deverá ser uma constante hidratação com bastante água, água de coco, suco de frutas e algum isotônico. Somando a essa boa hidratação, promover a ingesta de alimentos ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais, de preferência a cada uma hora e meia. Manter sempre por perto feijão, arroz, frutas, verduras, legumes, carnes (vermelha e branca). O importante é estar sempre alimentado e hidratado.
Beba moderadamente com espaço entre as goladas. Evite a mistura de bebidas, elas possuem químicas diferentes e o cruzamento desses compostos pode provocar intoxicação química. Fique atento caso ocorra sensações como confusão mental, intensa dor de cabeça, coração disparado, suor frio intenso, falta de ar e perda rápida de sentido, esses são sinais de intoxicação e inicio do coma. Vá rápido para o pronto socorro (alguém vai te levar, porque você há muito já não tem mais condições) para serem tomadas medidas médicas de urgência a fim de prevenir algo mais grave e cessação do quadro instalado.
Vale sempre reforçar bebeu (pouco ou muito) não conduza automóvel (moto, carro, barco, caminhão e avião) e até animal. Prefira a direção solidária de algum amigo ou parente, que esteja bem, mas bem mesmo. O melhor é permanecer sóbrio para ver os gols de Neymar e companhia, comemorando com quem se ama.