Dor no peito.

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A modernidade inegavelmente trouxe muitíssimos benefícios e facilidades para a vida. Junto a essas facilidades surgiram novos costumes, hábitos e estilos de vida. Para os dias atuais parecem ser comum, mas não bem assim que a banda toca e o pássaro canta. Devido as comodidades modernas o homem deixou de viver mais saudável, assumindo riscos potenciais a seu corpo, sobretudo a seu coração.

O coração nosso de cada, amigo dos amantes, culpado pelas decepções e caixa de amor, não sofre apenas por sentimentos, sofre também por estilo de vida inadequado. Uma alimentação pobre em nutrientes, mas rica em gorduras (entenda como carne gorda, banha de porco e todo tipo de gordura), essa é a principal porta de acesso a sérios problemas ao corpo. Para complicar a saúde vem a falta de atividade física, cigarros aos montes, bebidas em excesso, aqueles “quilinhos” a mais, o “pneuzinho” na barriga e os ditos energéticos.

Em um belo dia de domingo a família reunida, alegria geral, comida farta, bebida a vontade, momentos inesquecíveis e do nada, Tonhão do Pilar sente uma dor no peito como se fosse um forte aperto. Essa dor vai andando para o braço esquerdo, sobe para o queixo e permanece assim por alguns minutos. Junto vem a náusea ou o vômito, uma discreta falta de ar, o corpo abre portas ao suor frio, banhando o corpo em minutos. Tonhão percebe que algo está estranho. Dado o momento ele acredita ser emoção, alegria intensa, mal estar por algo que comeu. Um amigo percebe e insiste que ele vá ao pronto socorro. Após ser consultado o médico solicita a internação do paciente, pois ele INFARTOU!!! Exatamente, aquela dor no peito e todas as outras sensações eram os sinais do infarto. Era o coração pedindo socorro e graças a Deus avisando que algo estava errado. Felizmente o paciente foi atendido a tempo de intervir e evitar algo pior.

Infarto agudo do miocárdio é o ponto final de alguns problemas que já vinha ocorrendo e o paciente não percebia. Silenciosamente a gordura ingerida foi grudando na parede da artéria até que fechou totalmente, impedindo a passagem de sangue gerando o infarto. Em alguns casos a pessoa não tem tempo de procurar o auxilio medico, ocorrendo a morte súbita.

Essas situações podem ser evitadas com alimentação saudável (digo pouco gordura), atividade física de no mínimo trinta minutos por dia. Importante a suspensão do fumo, álcool, diminuição do peso e consulta rotineira com médico. Nessas consultas serão solicitados exames que mostrarão quais alterações podem existir, levando o médico a tratar e prevenir futuros problemas de saúde.

Pois bem caros leitores melhor cuidar da alimentação, deixar de lado aquela carne com “manteiga”, fazer caminhada diária, abolir o cigarro e o álcool e dar aquela diminuída no peso. Não se esqueça de procurar um médico e fazer uma bateria de exames, afinal saúde não tem preço.

 “O coração que da vida ao amor é o mesmo que mata o amante.” C. Fabiano

 

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button