O Vereador Marcos Oliveira (PTB), durante reunião da Câmara de Vereadores destacou o trabalho realizado pela equipe do HumanizaSUS no Hospital Municipal.
Segundo Pastor Marquinhos, a implantação do HumanizaSUS tem melhorado a qualidade de vida do servidor da saúde e consequentemente oferecendo um atendimento mais humanizado à população.
-“Estive visitando o hospital e conhecendo o trabalho do humanizasus e me aumenta a certeza de que este é o caminho para melhorar os serviços da saúde.” Afirmou Oliveira.
O que é o programa HumanizaSUS?
Valorizar os diferentes sujeitos, fomentar a autonomia, grau de co-responsabilidade, interação com as demandas sociais, compromisso com a ambiência, reconhecimento da diversidade do povo brasileiro são alguns dos tópicos do programa de Humanização do SUS que são desenvolvidos e baseados nos princípios:
Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde: Os modos de gestão definem diretamente as técnicas, a clínica (práticas interdependentes e complementares). Sendo assim, a incorporação da humanização deve interagir nesse processo.
Transversalidade: Caracteriza-se por concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde e deslocamentos de identitários.
Autonomia e protagonismo dos sujeitos: Caracteriza-se como, a co-responsabilidade entre gestores, usuários e a participação coletiva nos processos e na gestão. Bem como, a ampliação da vontade e capacidade de fazer algo.
Seus objetivos se baseiam em cinco focos:
· – Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização;
· – Fortalecer iniciativas de humanização existentes;
· – Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção;
· – Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;
· – Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.
Para isso, o HumanizaSUS trabalha com três macro-objetivos:
· – Ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários;
· – Incentivar a inserção da valorização dos trabalhadores do SUS na agenda dos gestores, dos conselhos de saúde e das organizações da sociedade civil;
· – Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições.
Espera-se que seguindo esses princípios e programas desenvolvidos pelo Humaniza SUS, tenham como resultado prático a redução de filas e do tempo de espera com ampliação do acesso; atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; garantia dos direitos dos usuários; valorização do trabalho na saúde; gestão participativa nos serviços.
Colaborando com essa proposta, nasceu por meio de esforços múltiplos de pessoas engajadas pela humanização e utilizando a tecnologia de informação como aliada para esse processo, a Rede de Colaboração para a Humanização da Gestão e da Atenção no SUS (Rede HumanizaSUS) que é uma rede social das pessoas interessadas e/ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS.
O objetivo é possibilitar o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer indivíduo que simpatize sobre o tema da humanização.
Como trata-se de uma rede aberta via internet, as expressões e interlocuções são formas colaborativas, que podem ser possíveis propostas ou exequíveis tarefas, para os complexos desafios da operacionalização da humanização no serviço de saúde.