No dia da água a Kinross Paracatu reafirma o seu compromisso com a cidadania e desenvolvimento local sustentável, alinhados a uma cultura de alto desempenho. Por meio de ações e projetos, a companhia trabalha com uma gestão eficiente e o monitoramento constante dos recursos hídricos utilizados, minimizando o consumo e criando alternativas no seu uso.
Há cerca de 10 anos, a Kinross investe em pesquisas e monitora os recursos hídricos que utiliza. Atualmente, a empresa reaproveita 87% da água utilizada.
Outro exemplo é sua ação para preservação das nascentes próximas às áreas da empresa. O Projeto Cercamento de Nascentes, em parceria com o Movimento Verde de Paracatu (Mover), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e proprietários rurais da região. Até o momento já foram cercadas 91 nascentes o que totaliza uma área de 400 ha. Nos meses de março e abril será realizado o cercamento de mais 30 nascentes, em 22 diferentes propriedades.
“Iniciado em 2009, o projeto visa à melhoria ambiental das áreas cercadas, mitigando os impactos negativos como a compactação do solo, causado por animais que caminham na região, e o desmatamento, e dessa forma melhorando a penetração da água de chuva e consequentemente o maior armazenamento de água subterrânea”, explica Alexandre Matos, Chefe de Departamento de Desenvolvimento Sustentável. Segundo Alexandre, essa melhoria contribui para a regularização da água nos períodos chuvosos e uma maior disponibilidade hídrica nas estações secas, o que favorece a produção agrícola, a pecuária e o próprio consumo das famílias que residem nessas áreas.
A Kinross realiza ainda um amplo trabalho de educação ambiental voltado especialmente para os proprietários das regiões preservadas. Empregados da área de Meio Ambiente da Kinross visitam as casas com informações explicando sobre práticas de conservação do solo, a importância da preservação de áreas, seus benefícios a médio e longo prazo além de instruções sobre a manutenção dos cercamentos e legislação ambiental.
Revitalização do Córrego Rico
O córrego é um símbolo da história de Paracatu, e nos últimos 20 anos a Kinross tem desenvolvido ações para minimizar os impactos das atividades históricas de garimpo. Para recuperar 5,5 quilômetros de um trecho que percorre a área urbana de Paracatu, a empresa investiu mais de R$ 7,5 milhões. Além do plantio de 18 mil mudas de árvores para formação da mata ciliar, foram construídos gabiões (estruturas que evitam a erosão), feitas drenagens e recuperados taludes (barrancos) ao longo do córrego.
Dentro desta iniciativa, a cidade também recebeu, em 2011, um importante espaço para o lazer, a prática de esportes e a cidadania. É o Parque Linear do Córrego Rico, que segue o conceito de linear por ter sido construído ao longo de um curso d’água, e possui 15 mil metros quadrados de área verde e quadras esportivas, pistas de corrida e ciclismo, espaços de convívio e brinquedos para crianças. A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Paracatu.
CDN Comunicação Corporativa / www.cdn.com.br