A equipe da Faculdade Finom, formada por oito alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Agronomia, Direito, Pedagogia e pelos professores, Aretuza Andrade Ferrante (Coordenadora do Projeto Rondon na Faculdade Finom) e João Paulo Silva de Queiroz, embarcam nesta sexta-feira (24) para o Maranhão, onde farão parte da Operação Portal da Amazônia, na cidade de Campestre do Maranhão, distante 528 km da capital São Luis, com pouco mais de 13 mil habitantes.
O grupo de rondonistas da Faculdade Finom, se junta a outros acadêmicos e professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em mais uma missão de trabalhar em favor das populações menos favorecidas, levando conhecimento e aprendendo com as comunidades beneficiadas, concretizando assim os objetivos do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa.
Para o diretor Geral da Faculdade Finom, Dr. William José Ferreira considera o Projeto Rondon uma grande oportunidade na vida acadêmica e pessoal dos futuros profissionais porque eles irão conhecer uma situação completamente diferente da realidade em que vivem. “Poderão vivenciar a extensão em sua essência colocando em prática os conhecimentos adquiridos no âmbito acadêmico por meio de um dos maiores projetos de extensão do mundo, reconhecido internacionalmente pelos relevantes serviços que presta às pessoas menos favorecidas do Brasil”, concluiu.
Durante as operações, os universitários realizarão diversas palestras e oficinas sobre os temas de comunicação, saúde, lazer, esporte, educação, meio ambiente, trabalho, direitos humanos e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos pelos estudantes.
Em cada um dos 37 municípios do Maranhão, Piauí e Tocantins que estão participando, trabalharão 20 voluntários de duas diferentes Instituições de Ensino Superior (IES). A intenção é fazer com que, desde o primeiro momento, as equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.
O Projeto Rondon iniciou no dia 18 de janeiro e segue até 3 de fevereiro a Operação Velho Monge, em 20 municípios dos Estados do Piauí e Maranhão; e no período de 25 de janeiro a 10 de fevereiro, a Operação Portal da Amazônia, em 17 municípios dos Estados do Maranhão e Tocantins. No total, nas duas Operações, participarão 68 Instituições de Ensino Superior (IES) de 15 Estados.
Conheça o Projeto Rondon
O projeto Rondon é a maior atividade de extensão do país, sendo reconhecido pela ONU – Organização das Nações Unidas como uma das mais importantes atividades sociais desenvolvidas pelas forças armadas no Brasil.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.