A Secretária Municipal de Agricultura, Caroline Petroll, fez uso da tribuna da Câmara nesta semana para rebater as críticas de um produtor que que segundo ela, teria feito uma reclamação do serviço de gradagem da Prefeitura de Paracatu, mas na verdade, não tinha condições de receber o serviço em sua propriedade. “-O Produtor reclamou que a gradagem não estava sendo bem feita, mas na verdade a questão é que a área não estava preparada, estava muito suja de mato, precisava de limpeza na área até mesmo com uma licença ambiental para o preparar a terra.” Afirmou a Secretária.
O serviço de gradagem de área é fornecido pela Prefeitura de Paracatu de forma gratuita aos Pequenos Produtores Rurais de Paracatu através de prestadores de serviços.
Caroline, durante sua fala também prestou contas das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura no ano de 2013. “-Temos diversos programas de apoio ao produtor rural como a silagem, a distribuição de calcário, a Feira da Agricultura Familiar, vacinação de animais (mais de 12 mil este ano), distribuição de mudas de hortaliças, empréstimos de implementos agrícolas entre outros.” Relatou.
Com relação a um dos programas de maior demanda no município que é a distribuição de Calcário, a Secretária afirmou que 2014, a distribuição aos produtores interessados será feita, após uma análise de solo que garanta a real necessidade da correção do solo. “-44% das pessoas que solicitaram calcário, não precisavam da correção no seu terreno, ou seja, quase metade do material distribuído não teria necessidade de ter sido.” Explicou Caroline.
A Secretária finalizou sua fala, destacando os bons resultados obtidos na Agricultura de Paracatu e afirmou que os pequenos produtores do município são atendidos de maneira especial e muito acima da média nacional. “-Na Europa, o subsídio dos produtores rurais é de 20%, no Brasil é de apenas 3%, mas em Paracatu o índice de subsídio para pequenos produtores é de 45%.” Disse.
Logo em seguida, a Sra Vera Lúcia, prestadora dos Serviços de gradagem também reforçou as palavras da Secretária de Agricultura. “-A área do Sr. Davi não estava pronta para ser gradeada e nosso serviço é de ótima qualidade. A nossa secretária de agricultura é brilhante, mas se nem Jesus Cristo agradou a todos, é claro que não tem jeito de ser diferente.”disse Vera Lúcia.
Fotos: Gracindo Júnior