O Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina Atenas, Edson Evangelista Marques, fez uso da tribuna da Câmara nesta segunda-feira para repudiar acusações direcionadas a acadêmicos de medicina da Faculdade Atenas e profissionais do Hospital Municipal e criticar algumas citações feitas pelo legislativo, em especial do caso de um atendimento feito pelo Dr. Tales Neiva, denunciado em tribuna.
Edson iniciou sua fala destacando os trabalhos realizados voluntariamente pelos estudantes em diversas entidades do município. “-Na medicina nós defendemos a decência e o respeito e temos contribuído com estes princípios do crescimento da nossa amada Paracatu e na parceria de instituições sérias e que precisam do nosso apoio como o Projeto Guarda- Mirim, a APAC, a Equipe de Bombeiros Civis e outros. Quando criticam de forma grosseira e genérica, os estudantes aqui, os nobres vereadores esquecem de dizer que também vem pra cá estudar e trazem suas famílias, muitos pais de família e pessoas de bem” Relatou Edson.
Durante sua fala, também defendeu o médico Dr. Tales Neiva, que segundo ele, foi injustiçado quando acusado de omissão de socorro na ocasião em que uma paciente o acusou de estar “demorando” no atendimento, mas na verdade, segundo Edson, houve um “afronto” ao médico e desrespeito.
“-No início de qualquer consulta existe um procedimento inicial que a anamnese e enquanto o médico indagava a paciente com o objetivo de saber o que ela estava passando, a paciente afrontou o Dr Tales Neiva, o que fez com ele encaminhasse a paciente para outro profissional.” Explicou Edson, que ainda testemunhou em favor do colega. “-Dr Tales foi muito bem preparado para estar onde está e se algum dia eu estiver infartado, eu peço que me levem para que ele me atenda.” Afirmou.
O Acadêmico, ainda em tribuna, criticou o Governo Federal e afirmou que os Vereadores devem se preocupar com os problemas que realmente afeta a comunidade.
“-Desprezamos o Projeto Mais Médicos, pois o que precisamos é de postos de saúde, hospitais e equipamentos de preferência no Padrão FIFA.” Disse Edson que finalizou com uma cobrança direta aos poderes municipais. “-O diretório acadêmico repudia críticas de quem não conhece a realidade porque nós somos invioláveis nas nossas ações, nas nossas escrituras e o respeito é a raiz da disciplina. O cidadão na verdade precisa de ser visto e lembrado pelo que realmente interessa. A Cidade clama pelo Projeto Guarda Mirim, clama por escrituras em seus imóveis, clamar pelo Corpo de Bombeiros, clama pelo SAMU entre outras.” Finalizou.
O Vereador Marcos Oliveira (PTB), ao final da fala do Presidente do Diretório Acadêmico, explicou os motivos da sua tribuna, que criticou o médico, pelo atendimento dado e que gerou a sua tribuna e, ocasião anterior. “-Nós trouxemos uma denúncia para ser apurada e se soubesse que haveria esta tribuna, eu traria a família aqui pra debater e expor o seu lado. Mas eu mantenho o meu discurso pois eu estou aqui pra defender o povo e não uma elite do sapato branco.” Disse Marquinhos.
O Vereador Ragos Oliveira (PT), também se defendeu das acusações que pesaram sobre ele. “-Eu não disse que todos as pessoas que vem pra Paracatu são maus elementos como foi colocado de forma mentirosa em um jornal, eu disse que são vários e isso eu posso provar através das gravações aqui na Câmara. Eu quero colocar e repetir o que eu disse, existem indivíduos que vieram pra Paracatu para atrapalhar a vida da nossa sociedade e estes devem ser retirados do nosso convívio.” Finalizou.
Foto: Douglas Fernandes