A pedido do Vereador Marcos Oliveira (PTB), o Projeto Liberta Paracatu recebeu Moção de Regozijo na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira.
Em sua fala, o Vereador Marcos Oliveira justificou a homenagem, afirmando que o poder público deve unir forçar com todas as iniciativas neste sentido. “-Fica o meu reconhecimento, meu respeito e a minha singela homenagem a todos os apoiadores desta obra e a todos aqueles que contribuem com este importante trabalho que o Gilsomar tem realizado em pro da nossa cidade. Precisamos valorizar e incentivar iniciativas como esta.” Afirmou Marquinhos
A Vereadora Missionária Marli Ribeiro (PTB), também fez uso da palavra e destacou a importância da oração na vida dos recuperandos do Projeto. “-Todo trabalho ligado à reinserção e recuperação deve ser reconhecido e terá o nosso apoio. Parabenizo e desejo que vocês estejam sempre perto de Deus, porque assim vocês serão mais que vencedores.” Disse Marli.
A Vereadora Eloisa Cunha (PMDB), ressaltou a luta da entidade e destacou o papel da esposa do homenageado. “-Seu trabalho diário é muito árduo, a sua luta é muito grande e além de resgatar a qualidade da vida humana você ainda dá esperança e motivação às pessoas que acolhe junto com sua esposa Francinete, a mulher que está ao seu lado que também é um pilar nos resultados do seu trabalho.” Afirmou.
O idealizador do Projeto, Sr. Gilsomar Ferreira dos Santos, em suas palavras de agradecimento lembrou da sua luta, deu seu testemunho falou da sua recuperação e convocou os vereadores e a comunidade para uma luta contra as drogas.
“-Há 10 anos atrás eu estava, junto com minha esposa nas ruas usando drogas e hoje eu me sinto honrado de encontrar em todos os cantos de Paracatu alguém que, em algum momento recebeu nosso apoio e hoje, voltou ao convívio familiar, está trabalhando de carteira assinada e está tendo uma vida digna.” Disse Gilsomar que ainda fez um apelo a todos os Vereadores e comunidade presente para um trabalho conjunto em prol das famílias. “-Neste momento pais de família e moradores de rua que estão chorando a impotência diante do vício, ou em construção abandonadas usando drogas, assim como também mães lamentando a perda do seu filho não por morte, mas por perdê-los para as drogas. E o que vocês podem fazer por essas famílias? É necessário fazermos mais.” Disse Gilsomar.
SOBRE O PROJETO LIBERTA PARACATU
Resgatar moradores de rua e recuperar dependentes químicos são os principais objetivos do Projeto Liberta Paracatu que há anos existe em Paracatu capitaneado pelo ex morador de rua, Gilsomar Ferreira dos Santos.
Os voluntários do Projeto dedicam sua vida em prol de restabelecer seres humanos quando chegam ao fundo do poço, percorrendo as ruas da cidade em busca de pessoas que não têm lar e vivem nas ruas, além dos que entraram no mundo das drogas e perderam as forças para voltar para uma vida em sociedade.
Três bases de apoio dão sustentação ao trabalho de recuperação: uma casa de oração, localizada no bairro Bela Vista II, onde os dependentes e moradores de rua têm o primeiro contato com a metodologia e aceitam ajuda. Cultos, palestras de conscientização, banho e comida são oferecidos no local.
Na segunda fase, os que aceitaram o desafio de se libertar, são levados ao segundo endereço da instituição, localizado no bairro Chapadinha, onde permanecem por trinta dias, em abstinência total recebendo orientações espirituais e em rígido cumprimento de tarefas. A terceira parte do tratamento tem duração de sete meses e acontece em uma chácara, na região do Guerra, a 8 km da cidade.
Foto: Tarcísio Gomes / Jornal O Movimento