Oswaldinho da Capoeira destaca Semana da Consciência Negra e cobra cumprimento da lei

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O Vereador Oswaldinho da Capoeira (PMDB), fez uso da tribuna da Câmara nesta segunda feira para falar do Dia da Consciência Negra e de todas as dificuldades que o negro tem enfrentado na sociedade e também comentar avanços de uma parcela de representantes.

Oswaldinho destacou durante o evento, a importância desta data, pois, segundo ele “serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura de um povo, na formação da cultura nacional.”

“-Os negros colaboraram muito, basta confirmar em nossa história, nos aspectos políticos, sociais e religiosos de nosso país. Esse dia 20 de novembro deve ser amplamente comemorado nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira", disse o Vereador.

Durante sua fala, ele também cobrou ações voltadas para os estudantes, se embasando em leis municipais e federais.
“-A Comunidade está esquecendo que este país tem uma dívida impagável com os negros. Quero lembrar que existe uma lei em Paracatu, a 3810, que determina que as Escolas Municipais ,tem obrigação de desenvolver atividades da cultura afro descendente, assim como também temos leis federais que deliberam sobre este assunto, até porque 75% da população Brasileira é afro descendente.”  Afirmou Oswaldinho.

A Vereadora Eloisa Cunha (PMDB), comentou a tribuna de Oswaldinho. “-A situação hoje é preocupante porque as pessoas não estão tendo orgulho, e mais grave ainda porque não estão tendo conhecimento da nossa história. É importante que o Negro tenha orgulho da sua história e que o branco tenha respeito com a sua história.” Disse a Vereadora

O Vereador Hamilton Batista (PSDB), também comentou o assunto. “-Precisamos reparar e devolver aquilo que o Brasil tomou dos nossos irmãos negros. É preciso que  a Igreja, os Sindicatos, as Escolas façam sua parte. O que estas entidades estão fazendo para reparar este erro? Nós não podemos nos curvar diante deste preconceito velado que vemos na Comunidade.” Questionou Hamilton.

O Secretário da Casa, Marlon Gouveia (PHS), sugeriu a criação de um Conselho de Consciência Negra. “-É através de um Conselho que nós discutimos e iniciamos as ações e dentro deste contexto, iremos sugerir ao Prefeito a assinatura de um decreto que crie o Conselho da Consciência Negra.”  Finalizou.

Sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Referência: LEI Nº 12.519, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011. / Fonte: Wikipedia

SE COPIAR INTEGRAL OU PARCIALMENTE, FAVOR CITAR A FONTE: PORTAL www.paracatu.net

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button