A equipe da Faculdade Finom, formada por oito alunos dos cursos de Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Agronomia, Direito e pelos professores, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo (Coordenador do Projeto Rondon na Faculdade Finom) e João Paulo Queiroz, já estão atuando na cidade de Nova Timboteua no Estado do Pará, nas atividades do Projeto Rondon. O grupo de rondonistas partiu no dia 5 deste mês de Paracatu, onde mais uma vez a Faculdade Finom está marcando presença na edição do projeto.
Trabalhando em favor das populações menos favorecidas, levando conhecimento e aprender com as comunidades beneficiadas é a linha de trabalho do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. A edição deste ano é denominada de Operação Forte do Presépio, que além do Pará, outra federação participante é do Maranhão.
Os rondonistas da Faculdade Finom em conjunto com a equipe formada por acadêmicos e professores da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), já estão praticando as atividades contempladas no Projeto Rondon como meio ambiente, comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.
O coordenador do Projeto Rondon da Faculdade Finom, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo e o professor João Paulo Queiroz com os demais acadêmicos da Instituição, já colocaram “a mão na massa”. O grupo com enxadas na mão, sob forte calor, trabalharam na elaboração de uma horta, onde contaram também, com o auxílio de rondonistas da Unimep, conhecidos também como unimepianos. O trabalho está sendo realizado desde o dia 06 julho e segue até o dia 22 de julho, onde rondonistas de 60 Instituições de Ensino Superior de todo país, atenderão as demandas sociais de 30 municípios que compõem a Operação.
Conheça o Projeto Rondon
O projeto Rondon é a maior atividade de extensão do país, sendo reconhecido pela ONU – Organização das Nações Unidas como uma das mais importantes atividades sociais desenvolvidas pelas forças armadas no Brasil. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.
Participações da Faculdade Finom no Projeto Rondon
A Faculdade Finom foi a primeira Instituição de Ensino Superior das regiões Noroeste e Alto Paranaíba a ter propostas aprovadas para o Projeto Rondon.
Janeiro de 2011:São Miguel do Tocantins, em Tocantins (Operação Carajás), e em Umbaúba e Nossa Senhora Aparecida, no Estado do Sergipe (Operação Rio dos Siris A e B);
Julho de 2011:Calçoene, no Amapá (Operação Oiapoque) e na cidade de Urucurituba, no Amazonas (Operação Peixe-Boi).
Janeiro de 2012:Babaçu, no Maranhão (Operação Babaçu).
Julho de 2012:Magalhães Barata, no Pará (Operação Açaí).
Janeiro de 2013:Santa Inêz, na Bahia (Operação 2 de Julho) e São João do Piauí, no Estado do Piauí.
Texto: Tiago Manique/Comunicação Social Faculdade Finom
Fotos: Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo/Coordenador do Projeto Rondon da Faculdade Finom