Manifestação tumultua Reunião na Câmara nesta segunda-feira e divide opiniões

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Depois da manifestação elogiada pela comunidade no último sábado, centenas de pessoas, em sua maioria jovens estudantes estiveram presentes no início da reunião da Câmara com o intuito de promover uma manifestação pacífica, que, ao final foi avaliada pelos próprios manifestantes como "desatrosa."

Parlamentares, a comunidade em geral e até alguns manifestantes não gostaram da forma com que a manifestação foi feita.

"-A primeira falha dos manifestantes foi o desrespeito com uma empresa que só traz melhorias pra Paracatu. A homenagem para a CAMPO aconteceu antes da reunião da Camara que só começa quando o presidente retoma os trabalhos, e nesta hora, todo mundo foi embora." explicou a Auxiliar de Escritório Fátima Souza.

Vários parlamentares também comentaram o momento.

O Vereador Joãozinho Chapuleta (PMDB), afirmou que o trabalho parlamentar não se resume às reuniões de segunda-feira e desafiou os jovens a participarem do processo legislativo.

"-Estão todos convidados a conhecer o trabalho dos vereadores e não simplesmente ficar no movimento de segunda-feira. Vocês devem participar ativamente e não só politicamente, porque muitas vezes a maioria nem o que estão reinvindicando. Convoco vocês a participaram das comissões de Saúde, de Segurança, de transporte e outras que temos nesta casa." convocou Joãozinho.

O Vereador Joãozinho Contador (PSDB), chamou atenção dos manifestantes para o perigo da manipulação e pediu que tenham a mesma motivação do protesto para as pautas de reivindicações.

"-Cuidado para que pessoas que não tiveram sucesso na política usem vocês para seus projetos próprios." alertou Contador que ainda acrescentou:

"-Nós já fizemos várias audiências públicas para ouvir a comunidade, buscando soluções imediatas para vários problemas da nossa cidade e, por mais que divulgássemos em todos os meios de comunicação, a comunidade não participou nesta proporção que vimos aqui hoje. Nós queremos a participação da comunidade não é só pra apontar o dedo, precisamos que sejam parte da mudança." finalizou.

O Vereador Oswaldinho da Capoeira (PMDB), elogiou a força da juventude mas criticou a forma com que o movimento está sendo conduzido.

"-Há 16 anos, trabalho em comunidades pobres, com crianças em situação de risco social e pessoas idosas. Sou representante da juventude aqui nesta casa e estou vereador há apenas 6 meses e quero dizer que este problema que estamos vivendo no Brasil e em Paracatu não é culpa nossa, mas eu convoco os jovens a estarem aqui nesta casa e conversar diariamente para conhecer o nosso trabalho e os bons projetos que nós vereadores estamos trabalhando noite e dia para executar." disse Oswaldinho, que ainda reforçou a acusação feita por alguns vereadores:

"-Nós precisamos da comunidade ao nossa lado, trazendo os verdadeiros anseios do povo e não com ataques  vazios. Não se deixem levar por candidatos a vereadores fracassados nas últimas eleições que querem apenas influenciarem o povo e usar do momento para um trampolim político."  Desabafou o Vereador mais votado nas últimas eleições.

A jovem estudante Lorrane Oliveira, resumiu em poucas palavras o sentimento de mau estar depois do momento: "-Dessa vez mandamos mal mesmo. Foi só empolgação. Nada ha ver." disse.

Poucos minutos depois da iniciarem os trabalhos no legislativo, os manifestantes se retiraram aos poucos do plenário, antes mesmo do início dos trabalho, permanecendo alguns poucos que eventualmente "interpelavam" os vereadores em suas falas.

"-Não é assim que vamos conseguir nada. Uma falta de respeito e eu fiquei com vergonha de ver gente questionando sobre PEC 37, que está no Senado, numa Câmara de Vereadores." afirmou a jovem estudante de Nathalia Alves.

Segundo, Vitor Soares, um participantes do movimento, "Vem Pra Rua Paracatu", a maioria dos adeptos é formado pela juventude paracatuense, mas tem membros de todas as idades, pessoas que possuem os mesmos desejos de mudar a cidade para melhor através da fiscalização dos trabalhos realizados pelos poderes Executivo e Legislativo municipal.

"-O movimento avalia como positiva a manifestação hoje na câmara municipal, todos puderam soltar o grito do basta, engasgado na garganta de cada cidadão que está cansado de ver que o trabalho da câmara tem sido reduzido a títulos de cidadania e moções." afirmou Vitor que ainda ressaltou que espera uma resposta da Câmara de forma pública.

"-Os vereadores foram cobrados pelo movimento, agora o movimento vai aguardar a resposta dos vereadores, que se não responderem serão novamente cobrados numa próxima manifestação em visitas aos gabinetes." finalizou.

E você? O que tem achado da movimentação em Paracatu. Use o espaço abaixo e deixei sua opinião:
..

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button