Segundo o Vereador Ragos Oliveira (PT), a violência gerada pelo tráfico e consumo de drogas, uma das questões mais discutidas na atualidade é um problema simples de se resolver pois pode ser comparado ao um comércio como outro qualquer.
"-O mercado da droga é como qualquer um outro, se começa a faltar um produto os consumidores migram pra outro lado, e se o mercado está ruim, os empresários vão pra outra cidade. Se a polícia aprender droga de um traficante duas vezes por mês em Paracatu, os grandes traficantes param de mandar droga pra Paracatu, porque não vão correr risco de perder o investimento, é simples." explicou o parlamentar, que ainda detalhou sua proposta.
"-Quando eu fui candidato a Prefeito eu detalhei isso no meu plano de Governo, eu criaria uma Guarda Municipal e treinaria agentes com 50 cães farejadores, porque o cão é incorruptível. Faria convênio com a Polícia Federal e criaria uma barreira em cada entrada da cidade e fiscalizaria cada carro. 50 cães fiscalizariam 1000 carros em uma hora porque cada animal fareja um carro inteiro em 3 minutos."
Ragos apresentou os números para o seu planejamento e ainda afirmou que é preciso a prática da tolerância zero em Paracatu, mas que para isso, é preciso algumas atitudes de muita coragem por parte do governo.
"-Se for o caso, decreta calamidade pública na área de segurança pública em Paracatu, contrata uma guarda municipal, treina os cães e instala ordem aqui. Aqui não produz maconha nem cocaína mas é muito fácil chegar com droga na cidade, nós não temos nem sequer um Posto Policial dentro da rodoviária." disse o Vereador, que ainda fez uma afirmação polêmica:
"-O PCC está instalado em Paracatu e estas mortes que estamos vendo são em sua maioria determinadas pelo comando para tomar os pontos de venda de drogas na cidade, porque é muito fácil ocupar e montar ponto de venda de droga em Paracatu. Todo mundo sabe onde ficam os pontos de venda, só a polícia que não." finalizou.