A idéia principal de Juscelino Carteiro (PHS), é efetivar na rede municipal de ensino, o determinado em Lei Federal, que trata da Educação Nacional, onde rege que todas as escolas públicas e particulares do Brasil terão de acrescentar mais uma disciplina na grade curricular obrigatória, ensino de música.
Segundo o Vereador, é necessário o trabalho de estruturação da rede de ensino com vistas à benefícios maiores para o município, pois, segundo Carteiro, pessoas com disposição musical tem menor possibilidade de se envolver no mundo do crime e com as drogas.
“-A música contribui para a formação do indivíduo, destaca os valores culturais da comunidade, promove a sociabilidade e a expressão, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, porque todo instrumento trabalha com a sincronia de movimentos.” Destacou Juscelino
Segundo o Vereador, o ensino da música desenvolve as habilidades lógicas, matemáticas, verbais, além das propriamente musicais que irão contribuir com o desenvolvimento do aluno em todas as disciplinas. "-O contato com a música faz com que os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança, o adolescente, o jovem expressa emoções que não consegue expressar com palavras." Completou Juscelino.
O Presidente da Câmara, Vereador Glewton de Sá (PMDB), parabenizou o Juscelino pelo tema abordado em sua tribuna e manifestou seu apoio. “-A música é importantíssima na formação do ser humano e no respeito às famílias. Eu apoio e também levanto a bandeira junto com o sr. porque tenho lutado pela implantação de um conservatório em Paracatu.” Disse Glewton
O Secretário de Cultura, Isaac Arruda, que também é músico, esteve presente na Câmara para prestigiar Juscelino e destacou que é preciso um bom projeto e um bom trabalho de base para preparar também os educadores que irão cuidar do ensino de música nas Escolas. “-Eu vejo com bons olhos a iniciativa e vejo que a partir deste embrião podemos preparar algo de grande importância para população, que tenha continuidade e possa realmente alcançar os objetivos inicialmente propostos.” Disse o Secretário Municipal de Cultura.
Saiba mais sobre a Lei 11.769 e as dificuldades de se colocar em prática
Todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, só estão autorizados a lecionar na educação básica os professores com formação em nível superior, ou seja, profissionais que tenham cursado a licenciatura em Universidades e Institutos Superiores de Educação na área em que irão atuar. No entanto, há uma enorme carência de profissionais com formação superior em Música capacitados para lecionar.