Dentre as ocorrências registradas nesta semana pela PMMG, uma se destacou gerando repercussão nas rádios, programas de televisão e redes sociais, como o facebook, uma troca de tiros entre policiais e um menor de 17 anos, que resultou em sua prisão.
Veja o caso abaixo:
Na tarde de quarta-feira, a PM recebeu denuncias de que um menor infrator estava circulando o bairro Chapadinha portando duas armas de fogo. O menor já é conhecido no bairro, e segundo policiais, é um criminoso perigoso, mais conhecido como “Galinha”,ele tem uma extensa ficha criminal, autor de vários homicídios, roubos, tráfico de entorpecentes, latrocínio, dentre outros.
Após as denuncias os policiais se organizaram no local para fazer um cerco e prender o criminoso, encontrando o menor na Travessia Seis da Chapadinha, os policiais o abordaram, mas desobedecendo a ordem policial, “Galinha” subiu em uma bicicleta e fugiu rumo ao matagal do Córrego Rico. Logo os policiais o seguiram, foi quando o menor tirou uma arma e apontou aos policiais ameaçando atirar, em seguida correu e disparou tiros contra os militares que também revidaram, começando assim a troca de tiros. Mesmo depois de ser atingido no braço esquerdo o infrator continuou a correr, mas foi abordado logo em seguida, porém ele não desistiu e entrou em briga corporal com mais de três policiais, com ele um revólver cal. 32 com quatro cartuchos do mesmo calibre.
A ousadia do jovem foi tanta que mesmo depois de receber um tiro, lutar com os policiais, começou a gritar por familiares que logo apareceram no local e apedrejaram e deram pauladas nos militares, cerca de 15 pessoas chegaram para defender o criminoso. Um dos amigos de “Galinha” efetuou vários disparos de arma de fogo e com ajuda dos familiares conseguiu libertar o amigo que foi preso novamente quando o reforço policial chegou.
Dentre as quinze pessoas que defenderam o infrator, estavam à mãe e o irmão que foram presos e levados à delegacia. Segundo as informações o menor infrator Renato Galinha foi encaminhado para o Hospital Municipal, mas nesta quinta-feira (06) foi encaminhado há Brasília para fazer cirurgias necessárias em seu braço baleado.
Uma das coisas que mais chamou a atenção da população foi a defesa dos familiares ao infrator, que atacaram os policiais com pedradas e pauladas. A lei brasileira não permite que menores sejam julgados como adultos, mesmo que tenham cometido crimes hediondos são aplicadas medidas socioeducativas para que “pague” pelo crime. Um jovem de apenas 17 anos, que já tenha uma extensa ficha criminal poderá sair impune mesmo depois de toda essa repercussão, e pior: tem o apoio da família pelas coisas erradas que fez, pois foi isso que a reação da mãe e do irmão de “Galinha” demonstrou.
A redução da maioridade penal vem sido discutida no país nos últimos anos, e têm divido opiniões de especialistas e cidadãos. E você internauta, o que acha da redução da maioridade penal?
Texto: Raniele Salomé
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.