Maria Eduarda, uma paracatuense exemplo de superação

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A reportagem do Paracatu.net agendou uma entrevista na manhã de hoje, na Sede da Escola Multi Tech, para conversar com uma aluna muito especial, eu já sabia que se tratava de uma criança com deficiência visual e sua responsável, mas a grande surpresa, foi encontrar a Maria Eduarda (Duda) fazendo Informática!
Na minha falta de censo comum, ou devido aos fatores culturais em que estamos inseridos, eu me assustei. Como assim? Parei para observar e entender! Enquanto o tempo passava, percebi esse anjinho super sorridente, conversando com o Professor Rafael Castro igual gente grande e digitando os textos com um teclado em braile. Só então eu consegui ter uma conclusão digna do momento que eu estava presenciando. Quando se tem vontade, tudo… tudo é possível.

Conversamos com a Ivone Caetano Albernaz que nos contou um pouco da história de superação da sua netinha, essa princesa de 08 aninhos. ”A Maria Eduarda nasceu pré-matura de seis meses, por falta de profissional qualificado, ela desenvolveu retinopatia da pré-maturidade estagio cinco, foi submetida à cirurgia em Belo Horizonte para reversão do quadro mas o estagio já estava avançado, fez a cirurgia na Clinica de Olhos da Santa Casa mas infelizmente foi impossível fazer a correção pois sua retina já estava toda fracionada e o olho esquerdo já havia entrado em um processo de atrofia, no retorno o médico percebeu que o olho direito dava resposta à luz e me encaminhou a médica de visão-sub normal e a pedagoga especializada em visão-sub normal”.

Então desde Oito meses de vida ela vai a Belo Horizonte fazer estimulação visual, revisão com um Retinólogo. Não seria possível continuar o tratamento se eu não estivesse ajuda de tantos anjos que apareceram em nossa vida, a começar por Padre Weslley que nós hospeda desde que fomos fazer a primeira cirurgia, há Oito anos, pois o tratamento dura no mínimo uma semana, tenho uma ajuda também da Secretaria de Saúde e de algumas pessoas da sociedade em geral. Já fiz essa viagem de várias maneiras possíveis (carona em Carreta, com vizinhos) para que fosse possível dar continuidade ao tratamento, pois o retinólogo trata pelo SUS mas a pedagoga e medica de visão-sub normal é particular e tem um custo muito alto.

mas se fosse para eu fazer tudo novamente eu faria, pois segundo a médica ela teria visão apenas de vultos no entanto hoje ela consegue ler e escrever. Desde os quatro anos de idade através da solidariedade humana eu busquei o Instituto São Rafael em Belo Horizonte e uma professora, que ao nos conhecer, se disponibilizou a tirar uma semana de suas férias e por conta própria vir a Paracatu promover um curso de Braille para os professores da sala de recursos das Escolas Municipais, pude contar com a Prefeitura para busca-lá em Belo Horizonte e hospedá-la aqui. O curso foi um sucesso, Maria Eduarda aprendeu Braille antes mesmo que os professores.

Hoje eu posso dizer que ela é uma pessoa vitoriosa, pois teve uma superação humana que surpreendeu até mesmo os seus médicos, pois uma criança que tem apenas uma pequena parte de retina nasal posterior colada seria impossível identificar cores e ler e escrever como ela faz, inclusive participou no mês de julho do lançamento do livro, Cadê a Monstrinha de Elizete Lisboa  em Belo Horizonte, onde a pedido da escritora ela leu o livro O que Será que a Bruxa está Lavando? Para todos os presentes.

Na Escola hoje ela pode contar com a lupa eletrônica onde ela tem a possibilidade de ler como os outros colegas e apenas responder no Braille para o futuro ela poderá estar levando o notebook o que facilitar ainda mais o seu aprendizado.

Hoje estamos aqui conquistando mais uma vitoria que é vê-la aqui na Escola Multi Tech de Paracatu fazendo o curso de Informática.

Gostaria que outras famílias que tivessem filhos portadores de qualquer deficiência não desistissem de seus filhos, pois deficiência não significa ser incapaz e as superações humanas estão ai para serem vencidas, gostaria de sensibilizar outras empresas a abrir espaços para estarem capacitando os deficientes físicos de Paracatu afinal, Paracatu é uma cidade universitária e tem em suas mãos toda a possibilidade para tal.















XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button