Na tarde de ontem (23 de julho), às 18h29min, durante levantamentos dos agentes da seção de inteligência do 45º BPM, estes realizaram contato com o menor infrator G. F. J. C., 17 anos, em sua residência situada na TRAVESSA EDUARDO PIMENTEL, Nº 622, bairro SANTANA.
Ressalta-se que este é conhecido no meio policial por tráfico de drogas. Durante as diligências realizadas pelos citados agentes, chegou ao local o autor ELTON MORAIS LIMA, 29 anos, que sem perceber a presença dos agentes disse para o menor G.F.J.C., “me dá dez”. Neste momento os agentes perceberam que Elton iria comprar substância entorpecente, sendo este abordado no local.
Diante da situação foi solicitado apoio, sendo que compareceu ao local as viaturas 15345, 17669 e 17670, sendo compostas respectivamente pelos militares TEN EDSON, SGT EUGÊNIO, SGT LEONARDO, CB RUBENS, SD CORTES, SD IRAN, SD FONSECA e SD RICARDO.
Durante vistoria no quintal da referida residência, os agentes da SI encontraram, sob uma mesa, várias carreiras de uma substância branca semelhante à COCAÍNA, além de um recipiente plástico contendo uma substancia branca, semelhante a ácido bórico. Com o autor Elton foram encontrados os dez reais que compraria de droga. Com o menor infrator foi encontrada a quantia de R$ 75,00 reais em moeda corrente. Em diálogo com o autor Elton, este relatou que foi até aquele local para comprar dez reais de cocaína.
Com apoio das guarnições, foi localizado ainda durante as vistorias três bobinas de cordel detonante de 500 metros cada uma, marca CORDTEX np5 de cor verde e 187 (cento e oitenta e sete) BANANAS DE EMULSÃO ENCARTUCHADA POWERGEL, marca ORICA (dinamite). Diante do exposto, o menor infrator foi aprendido e o autor preso, sendo ambos conduzidos para a delegacia, juntamente com os materiais apreendidos. Segundo o menor, os explosivos pertencem ao seu genitor NELSON LUIZ DE CARVALHO, 50 anos.
Presume-se que o material apreendido poderia ser usado para a explosão de caixas eletrônicos. Com a efetiva atuação dos militares essas possíveis ações foram impedidas.
Foi realizada comunicação ao exército e a polícia federal a respeito dos referidos materiais explosivos. O autor Nelson não foi localizado.