Todo cuidado é pouco pra quem não quer ter sua vida pessoal exposta na internet

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A polêmica do caso das fotos da atriz Carolina Dieckmann trouxe um antigo assunto a tona. Eu tenho sido abordado por pais, por jovens, por pessoas preocupadas com a segurança de suas vidas virtuais. Eu tenho sido simples na resposta: Quando você está na Internet você está em um território sem muros ou cercas, e eé como se a casa da sua porta estivesse aberta. Você tem que ficar atento e cuidadoso, só isso…
A exposição e muitas vezes a alta exposição das pessoas na internet é a isca e a chave dos problemas. Já falamos isso aqui no vida digital 14.999 vezes, mas vamos reforçar.
Disponibilizar informações em site de relacionamentos como Facebook, Orkut, no MSN, no twitter, em blogs e fotoblogs está cada vez mais arriscado porque a internet tornou a nossa vida um livro aberto. É possível encontrar todas as informações sobre pessoas menos cuidadosas com sua privacidade na internet. A facilidade do acesso a essas informações pode resultar em golpes de extorsão ou outros crimes contra os internautas.
A exposição excessiva de informações pessoais pode ser arriscado. Com poucos minutos de navegação ou de conversa pelo mensageiro eletrônico MSN, é possível, para uma pessoa mal intencionada, descobrir se um possível alvo de golpe tem filhos, nome do marido, esposa ou namorado, suas ocupações. As redes sociais tornaram o “trabalho” ainda mais fácil: com uma foto na mão, pode-se reconhecer a pessoa em meio a uma multidão.
E por outro lado, mesmo sem sua exposição, até considerando o caso aí da atriz Carolina Dieckmann, o perigo pode ser ainda maior. A internet está cada vez mais cheia de usuários inexperientes, de internautas de primeira viagem e pessoas que aprenderam a dar um clique no mouse e digitar seu login e senha no teclado e já compraram seu computador e tem internet banda larga.
Esses mesmos usuários cuidam receber e-mails com vírus e espalhar pela rede. Ah! E muitas vezes, você também que já se julga experiente nas práticas e rotinas da internet também recebe um e-mail com um anexo desconhecido, fica curioso, clica e…  sem saber, você instala uma praga no seu computador e dispara para todos os seus contatos. E enquanto isso, aquele programa instalado no seu computador vai disparando as suas informações para outros computadores sem que você perceba. Entendeu?
Então a gente explica…
Para que pessoas com intenções maliciosas tenham êxito em suas ações, é necessário obter informações sobre suas "vítimas" e isso elas já tem nas redes sociais. A internet é um meio fácil e rápido para a captura desses dados, assim como é um meio capaz de facilitar a descoberta de possíveis novos "alvos". Por isso que eu falei que é necessário tomar cuidado com as informações que você deixa disponível na internet sobre si ou sobre seus conhecidos. Em outras palavras, é importante que você cuide da sua privacidade
E no segundo exemplo, seu computador precisa estar protegido com programas confiáveis e um bom anti-vírus. Mas o principal ainda é o seu conhecimento e o seu discernimento
Não é necessário ficar "paranóico" com a sua segurança na internet, mas todo cuidado é pouco, por isso é conveniente tomar precauções e orientar amigos e parentes sobre os riscos existentes na internet, principalmente ao notar que algum conhecido está se expondo demais ou que você tem recebido conteúdos estranhos e anexos desconhecidos em e-mails.
Cuidado… porque o que está em risco é a parte mais importante dessa história toda: você

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button