Ontem(31), aconteceu no ginásio poliesportivo do Colégio Soma, a competição de Judô da XII Olimpíada Estudantil de Paracatu. O evento começou por volta das 13:00 e alegrou atletas, professores, público presente e os pais. Antes das lutas oficiais, aconteceu o "Festival Infantil", que contou com a presença dos judocas abaixo de 11 anos. Segundo o professor Frederico Witier Mazzonetto, as crianças ainda não competem para evitar sentimentos de derrota, o que pode acarretar frustração com tão pouca idade, e desânimo para praticar esportes.
Judô é uma luta marcial fundada pelo mestre Jigoro kano. Em português, a tradução correta da palavra é "Caminho Suave", isso significa que o judô utiliza basicamente a força e peso do oponente contra o mesmo. Seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada. O esporte exige muita disciplina do atleta, não só dentro do tatame, mas também na sua vida social. Prova disso, é que os judocas só sobem de faixa, se obtiverem boas notas escolares.
Em Paracatu, o número de atletas não é pequeno, mas a cidade necessita de mais judocas que a representem. Na XII Olimpíada Estudantil, a escola Estadual Antônio Carlos foi a campeã, tendo em segundo lugar a escola Caic.
Em breve, fotos do evento serão disponibilizadas no site.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.