Estudantes do 9º ano das escolas municipais Coraci Meireles de Oliveira, Gidalte Maria dos Santos, Professora Maria Trindade Rodrigues e Márcia Macedo Meireles (CAIC) têm um encontro marcado com a educação. De 10 de abril até a primeira semana de dezembro eles participam de um curso preparatório para as provas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A iniciativa faz parte das ações do Eixo Educação, do Programa Integrar, realizado pela Kinross Paracatu. “Essa iniciativa é uma forma de contribuir para o desempenho dos alunos na sala de aula e na prova de seleção do instituto, além de abrir caminho para novas oportunidades nas trajetórias estudantil e profissional”, destaca a gerente de Comunicação e Relações com Comunidade da empresa, Fadwa Andrade.
O curso, que vai preparar 50 jovens, acontece de terça a sexta-feira, de 13h30 às 17h30 no Ateliê da Educação. Ao todo, serão ensinadas sete disciplinas: Matemática, Português, Geografia, Física, História, Biologia e Química. A seleção dos alunos considerou as escolas participantes do Programa Integrar, o interesse dos jovens e o resultado na prova de seleção para o curso.
O trabalho de preparação, realizado com estudantes paracatuenses acontece desde 2010, quando a Kinross Paracatu ofereceu a 30 alunos do ensino fundamental dos bairros Amoreiras 2, Alto da Colina, Bela Vista 2, Esplanada, São Domingos, Santa Rita e Lagoa de Santo Antônio a oportunidade de participarem de um curso preparatório para o IFTM. Ao todo, cinco alunos atingiram a pontuação necessária para aprovação na instituição.
No ano passado, a ação foi diferente. A Kinross beneficiou 28 alunos com o apoio no processo de inscrição da prova e com aulas de reforço, por meio do Integrar. Destes, nove jovens foram aprovados na prova do IFTM. “A preparação para o processo seletivo do instituto é também uma forma de capacitar técnicos para um mercado cada vez mais carente de mão de obra qualificada”, destaca o gerente geral da Kinross Paracatu, Gilberto Azevedo.
A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do IFTM – Campus Paracatu, Daniela de Faria Prado vislumbra nessa iniciativa uma forma de incentivar os jovens a prosseguirem nos estudos. “Participando de cursos como esse, os alunos das escolas públicas têm condições de competirem com estudantes de escolas particulares, e a nossa missão de promover o desenvolvimento na perspectiva de uma sociedade inclusiva e democrática pode ser cumprida", ressalta.
PROGRAMA INTEGRAR
Criado em 2011, pela Kinross Paracatu, o programa é resultado da implementação de uma nova política de investimento social privado, focada nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda. Um dos objetivos é promover iniciativas que gerem valor compartilhado aos envolvidos e que fortaleçam as políticas públicas municipais já existentes.
O escopo do Integrar baseou-se nos estudos do Plano Paracatu 2030 e em indicadores sociais locais críticos que apontaram oportunidades de mudança. O programa está presente em escolas, centros culturais e no dia a dia de várias comunidades e se destaca por projetos que se desdobraram em capacitações, oficinas, seminários, ações de educação ambiental, além de muita música, dança e arte.
No eixo Educação, o Programa Integrar deu seus primeiros passos como projeto-piloto em três escolas municipais e uma estadual, tendo como principal diretriz a união de esforços da comunidade escolar – professores, alunos de escolas públicas e seus familiares - , em prol da melhoria da aprendizagem e da elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado em 2007, que mede a qualidade da Educação no Brasil, com base no desempenho dos alunos e nas taxas de aprovação. Em 2012, o Integrar ampliou e a Escola Municipal Márcia Macedo Meireles (CAIC) também passou a ser beneficiada com o programa.
Com informações da CDN Com Coorporativa