O vereador Glewton de Sá fez pronunciamento na Câmara Municipal de Paracatu, durante sessão plenária de ontem, 13 de outubro, exaltando o Dia do Professor, que é comemorado na data de 15 de outubro: "gostaríamos de estar aqui comemorando o Dia do Professor, mas infelizmente, embora esteja virando clichê essa afirmação, não temos muito o que comemorar. O professor é uma das classes mais desvalorizadas dos últimos anos. Temos investido bastante em infra-estrutura e esquecido do material humano. Prova disso é a baixíssima concorrência para cursos superiores de licenciatura nos vestibulares. Essa situação precisa ser reavaliada com urgência. A educação precisa ser prioridade no país, caso contrário, corremos o sério risco de daqui a cinco ou dez anos não termos mais professores formados", afirmou Glewton.
O parlamentar trouxe ainda dados financeiros a respeito da categoria. Segundo ele, estados bem mais pobres que Minas Gerais estão oferecendo piso salarial bem maior: "os estados de Tocantins e Maranhão, que possuem arrecadação bem menor que Minas, estão realizando concurso público para a contratação de milhares de professores, além de oferecerem um piso salarial bem mais alto que o nosso, que está em torno de R$600. Em São Paulo, foi aprovado um piso de R$ 1.800,00 com reavaliação a cada 3 anos, podendo esse valor aumentar caso o professor vá bem no processo avaliativo".
Glewton encerrou seu discurso parabenizando à classe, que apesar de tantas adversidades, segue lutando pela educação: "parabenizo todos os que se aventuram nas salas de aula, mesmo diante de tantas dificuldades. Muitas pessoas têm se esquecido que sem o professor não haveria médicos, advogados ou engenheiros. Todas as profissões são dependentes de um professor, e apesar disso, não existe a valorização adequada", finalizou.