Os vereadores da Câmara Municipal de Paracatu aprovaram o Projeto de Lei n.º 23/2009 de autoria do vereador Romualdo Ulhôa, que dispõe sobre a criação do programa "Escola Aberta e Democrática". O objetivo do Projeto de Lei é criar uma maior interação entre escola e comunidade, proporcionando projetos sociais como atividades desportivas, socioculturais, oficinas montadas a partir da demanda da comunidade, como música, capoeira, dança, teatro, entre outras, durante os dias úteis, como jornada escolar ampliada e aos sábados, domingos e feriados, a fim de otimizar o lazer e a saúde das crianças.
Segundo o autor, vereador Romualdo Ulhôa, este Projeto de Lei foi idealizado nos moldes da escola em tempo integral, visando manter os alunos, as crianças e os adolescentes mais tempo na escola, de forma a desenvolverem suas aptidões e a convivência social. "A execução do programa Escola Aberta e Democrática possibilitará a retirada das crianças e adolescentes das ruas, evitando o seu ingresso na marginalidade, e ainda, trará a família e a comunidade em geral para dentro das escolas, aumentando as suas responsabilidades com a preservação e manutenção das escolas municipais, e permitirá a realização de oficinas (crochê, bijuteria, corte e costura, etc…), para o aumento da renda familiar", disse o parlamentar.
Ainda segundo Dr. Romualdo, a iniciativa também prevê a abertura de parcerias com as faculdades locais, além de incentivar o trabalho voluntário da comunidade dentro das escolas, acrescendo atividades extra-curriculares que contribuirão para o crescimento físico e intelectual dos estudantes.
O Projeto irá para a aprovação de sua redação final, e em seguida seguirá para a sanção do Prefeito Vasco Praça Filho.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal