Em Paracatu, um novo trabalho começa para aumentar o volume de água do Córrego do Espalha, o principal afluente do Córrego Rico. Trata-se do projeto Espalha: Águas que Unem que será lançado nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, às 9h, na Fazenda Espalha.
É um esforço conjunto de pequenos produtores rurais, centros de ensino, entidades e a iniciativa privada. O projeto visa aumentar a vazão de água do Espalha e, consequentemente, melhorar o nível de água do Córrego Rico. A intenção é conciliar a preservação ambiental da Bacia do Córrego do Espalha e as atividades agropecuárias já existentes, de forma sustentável e economicamente viável.
A Kinross Paracatu é a patrocinadora do projeto com a doação de um trator para a implantação e manutenção de barraginhas, marcação de curvas de nível, entre outras atividades.
A Associação dos Produtores e Agricultores Familiares da Bacia do Espalha, a FINOM, Universidade de Brasília, o Instituto Estadual de Florestas – IEF, a Emater e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Agricultura de Paracatu são parceiras do projeto.