Instigado pelo título, cliquei no controle remoto e de cara me vi mergulhando na incrível história pouco conhecida do cara que brigou para que o governo americano o aceitasse como residente no mesmo país onde nasceu, cresceu e agiu aquele fã que imbuído da vontade insana de entrar para a história, abreviou a existência daquele gênio pacifista. As canções mais marcantes dos Beatles, dele próprio e até da artista oriental que o levou a se completar como homem, estão presentes de maneira eficiente.
Impressionante como David Leaf e John Scheinfeld, diretores do longa, nos fazem entender muito além do músico. A guerra fria, em plena guerra fria, travada pelo governo americano em busca da deportação de Lennon é mostrada de forma clara, precisa e poética. Uma batalha incrível, com bastidores e detalhes fascinantes. Você irá experimentar um processo de imersão na realidade ocorrida entre 1966 e 1976, que passa por momentos importantes como o caso Watergate, ativismo político, preconceito e abuso de poder.
Não vou me arrastar, pois quando isso acontece o mouse normalmente é acionado e não se chega ao fim do texto. Mas digo com convicção: Vale a pena de verdade. Não sei se as locadoras da cidade contam com o título em acervo. Se não tem, fica a dica. Adquiram e recomendem aos clientes. Os elogios virão na devolução do DVD.
Texto por Ed Guimarães, jornalista e radialista
